Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Nova edição do Jornal Beira do Rio é lançada
Início do conteúdo da página

Nova edição do Jornal Beira do Rio é lançada

  • Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 14h04

portal 163 1

Esta nova edição do Jornal Beira do Rio chega a seus leitores trazendo uma série de matérias que abordam temas como trabalho, assistência social, educação, meio ambiente, patrimônio e ecologia. Na reportagem de capa, uma discussão recente: a precarização das condições de trabalho na modernidade pelos aplicativos de serviços. Esse assunto foi objeto de pesquisa de mestrado da advogada Paula Pamplona Beltrão da Silva, que analisou as relações de trabalho estabelecidas entre aplicativos e motoentregadores em Belém, e ganhou destaque nas páginas 6 e 7. 

Aproveitando a chegada do mês de junho, da temporada de arraiais e das festas juninas, o Beira do Rio apresenta a matéria “Identidade, Cultura e Resistência”. A reportagem traz uma análise dos impactos dos cordões juninos no município paraense de Abaetetuba. A pesquisa da assistente social Marléa de Nazaré Sobrinho Costa investigou os cordões Boi Pingo de Ouro, Boi Pai do Campo Ribeirinho e da Arraia. 

A entrevista desta edição é com o professor do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA) Aldrin Moura de Figueiredo. Em meio aos debates em torno da Semana de Arte Moderna, que, este ano, completou 100 anos, o pesquisador fala como as expressões do Modernismo circulavam por todo o Brasil e destaca a Exposição “Raio que o Parta”, aberta no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, até 7 de agosto, a qual mostra parte da arte e cultura modernas produzidas fora de São Paulo. 

O novo número também apresenta matéria sobre um estudo do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA) em relação à permanência escolar. A autora da pesquisa, a professora Sandy Caroline Seabra Coelho Santos, partiu da observação dos altos índices de evasão e abandono escolar para investigar as razões que levam estudantes em situação de vulnerabilidade ao abandono escolar a permanecerem na escola. A busca pelo conhecimento e outras perspectivas estão entre os principais fatores que levam os jovens a concluírem os estudos. 

Completa, a edição reúne sete reportagens, um artigo de opinião, de autoria do técnico em gestão ambiental Jean Michel da Silva Gualdez, do Ideflor-Bio, além da resenha do livro Águas Negras, organizado pelos professores Aldrin Moura de Figueiredo, Maria de Nazaré Sarges e Daniel Barroso. 

O Beira do Rio é o jornal de divulgação científica da UFPA. O periódico é produzido pela Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, dirigida pela professora Suzana Cunha Lopes. A edição é da jornalista Rosyane Rodrigues. O projeto gráfico e a diagramação são de Rafaela André. As fotografias são de Alexandre de Moraes. Nesta edição, as reportagens são de autoria dos jornalistas Walter Pinto e Edmê Gomes e dos bolsistas Antonia Ribeiro e Bruno Roberto, com a revisão de Elielson Nuayed, José dos Anjos Oliveira e Júlia Lopes Pereira. 

Texto: Edmê Gomes - Jornal Beira do Rio

registrado em:
Fim do conteúdo da página