Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Multicampi Artes transborda cultura local em espetáculo de encerramento em Salinópolis
Início do conteúdo da página

Multicampi Artes transborda cultura local em espetáculo de encerramento em Salinópolis

  • Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2022, 22h32

Encerramento Multicampi Artes Salinopolis Portal 2022

Uma semana de ricas trocas culturais em Salinópolis. De 30 de maio a 3 de junho, por meio do Programa Multicampi Artes - Caravana Cultural, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorreram seis oficinas de arte e cultura abertas à população local. Os resultados das atividades formativas foram apresentados em espetáculo de culminância, na noite da última sexta-feira, 3 de junho, no ginásio da Escola Municipal Cecília de Nazaré Fonseca. Autoridades municipais, dirigentes e membros da comunidade da UFPA e a população local prestigiaram o evento.

03.06.2022 CULMINANCIA MULTICAMP ARTES FOTO ALEXANDRE DE MORAES 226Como produto da oficina de fotografia com o celular, o artista visual Rodrigo Correia e os participantes da oficina apresentaram um vídeo com as experimentações fotográficas feitas na cidade. O professor Anderson Pimentel, aderecista, e seus alunos mostraram chapéus e outros ornamentos juninos produzidos na oficina de Adereços para Cortejo Popular.

Já a oficina de Políticas Públicas de Cultura, conduzida pelos técnicos culturais Delson Cruz e Vânia Nogueira, possibilitou a elaboração da minuta do Plano Municipal de Cultura, entregue pelos participantes ao prefeito de Salinópolis, Kaká Sena, como proposta inicial para inclusão da área no planejamento dos investimentos do município.

03.06.2022 CULMINANCIA MULTICAMP ARTES FOTO ALEXANDRE DE MORAES 541De modo integrado, as oficinas de Teatro, Dança e Canto, ministradas, respectivamente, pelo ator Mailson Soares, pela bailarina Roberta Castro e pela professora de Canto Larissa Sousa, apresentaram um espetáculo com danças regionais, encenações e músicas entoadas pelo coral da oficina de Canto, enaltecendo elementos da cultura local, como a relação da população com o mar. Mailson Soares emocionou-se ao relatar que, há 18 anos, havia participado do Multicampi Artes em Salvaterra, como aluno, e, agora, como professor, apresentava com seus alunos o resultado das trocas culturais vivenciadas durante a semana.

03.06.2022 CULMINANCIA MULTICAMP ARTES FOTO ALEXANDRE DE MORAES 26Como forma de valorizar os projetos culturais do município, a programação contou também com a apresentação das crianças e dos adolescentes da orquestra do Projeto Caminhos da Melodia, realizado em Salinópolis. Participam da orquestra estudantes de várias escolas do município, incluindo a Escola Municipal Cecília de Nazaré Fonseca, local do espetáculo e de várias oficinas realizadas pelo Multicampi Artes.

Celebração da Arte e da Cultura - Após as apresentações, autoridades presentes foram convidadas a discursar. Estavam presentes o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; o prefeito de Salinópolis, Kaká Sena; o pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson Souza; e o diretor de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel/Proex/UFPA), Miguel Santa Brígida, coordenador do Multicampi Artes.

03.06.2022 CULMINANCIA MULTICAMP ARTES FOTO ALEXANDRE DE MORAES 789O professor Miguel Santa Brígida agradeceu à equipe da Dacel/Proex, da Prefeitura de Salinópolis, e à população do município: “A gente mergulha no que é mais significativo no programa, essa impregnação com a cultura local, com a emoção das pessoas, com o afeto das comunidades. Em especial, nesse imaginário tão singular da Amazônia, que a Academia só se debruça integrando ensino e pesquisa por meio da extensão. É na extensão que eu vivo profundamente o que é ser professor, ser pesquisador da Universidade”.

Para o pró-reitor de Extensão, Nelson Souza, “Não há palavras para descrever o que aconteceu ao longo desta semana em Salinópolis. Alcançamos o grau máximo de integração, que é o que nós queremos”. O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, também exaltou o evento: “A arte diz muitas coisas sem falar. Hoje essa meninada nos comoveu. É um orgulho sermos uma universidade que faz Ciência e que também é capaz de se emocionar, também é capaz de trazer o que há de mais belo na humanidade, que é a arte”.

O prefeito de Salinópolis, Kaká Sena, agradeceu ao reitor e à equipe da UFPA pela parceria: “Esta irmandade, todo mundo junto em prol da população, em prol dos nossos jovens, em prol do futuro. No que depender de mim, a UFPA vai se manter e crescer em Salinópolis”.

03.06.2022 CULMINANCIA MULTICAMP ARTES FOTO ALEXANDRE DE MORAES 35O reitor Emmanuel Tourinho também agradeceu a todas as pessoas que tornaram possível o Programa Multicampi Artes em Salinópolis: “Que coisas maravilhosas estamos vendo e ouvindo aqui. Como a Arte e a Cultura são fundamentais para todos nós, nos tornam pessoas melhores, nos tornam uma sociedade melhor. A Universidade Federal do Pará é Educação, Ciência e, também, Arte e Cultura”, destacou.

Na ocasião, o prefeito Kaká Sena assinou o Termo de Concordância com a doação do terreno onde será construída a sede do Campus Universitário de Salinópolis da UFPA (atualmente o campus funciona no espaço de uma escola, cedido pelo município).

03.06.2022 CULMINANCIA MULTICAMP ARTES FOTO ALEXANDRE DE MORAES 904

O reitor Emmanuel Tourinho celebrou a formalização da parceria: “Queremos que a Universidade seja cada vez mais forte aqui, no município de Salinópolis, para que mais pessoas tenham acesso à educação superior e colaborem com suas comunidades para melhorar suas condições de vida, para promover a cidadania. Viva o município de Salinópolis. Viva a Arte e a Cultura. Viva a Universidade Pública. E viva a Universidade Federal do Pará”.

03.06.2022 CULMINANCIA MULTICAMP ARTES FOTO ALEXANDRE DE MORAES 951

No encerramento da programação, ainda houve a apresentação do EMUFPA Small Band, grupo composto por professores da Escola de Música da UFPA: Walter Almeida (bateria), André Carneiro (contrabaixo acústico), Isaac Almeida (piano), Thiago Levy (sax tenor), Elielson Gomes (trompete), Marcos Puff (sax alto) e Elienai Carvalho (trombone). Eles apresentaram repertório com canções instrumentais brasileiras e estrangeiras.

Foi a primeira vez que o Multicampi Artes desenvolveu ações em Salinópolis. Cerca de 120 pessoas participaram das oficinas e mais de 200 pessoas prestigiaram o espetáculo de culminância.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página