Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário debate Dimensão Pedagógica do Cinema Negro e as temáticas LGBTQIA+ no audiovisual

• Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 10h18

Cinema LGBTQIA

O Seminário “Expressões da Diversidade de Gênero e Étnica no Cinema e no Audiovisual”, promovido pelo Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, vai debater, no próximo dia 4 de julho, segunda-feira, sobre a Dimensão Pedagógica do Cinema Negro, com a presença, por videoconferência, dos professores doutores Celso Prudente, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); João Clemente, da Universidade Mackenzie; e Rogério de Almeida, da Universidade de São Paulo (USP). No dia 8/7, sexta-feira, o professor Celso Prudente, também curador da Mostra Internacional do Cinema Negro, ministra a palestra “Propostas à criação na dimensão pedagógica do Cinema Negro”. Os participantes do evento poderão acompanhar essas mesas, tanto remotamente quanto presencialmente, no auditório do Atelier da Faculdade de Artes Visuais (FAV), sempre às 10h. Inscrições para emissão de certificados podem ser realizadas no linkhttps://forms.gle/Pox6VEyej24QpMC58

A coordenadora do seminário, professora Ana Cláudia Melo, do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, explica que o evento foi idealizado com o objetivo de propor uma reflexão sobre a necessidade de expressão das diversidades, no Cinema e no Audiovisual brasileiros, relacionadas às etnias, às crenças, à cultura, à identidade de gênero ou à orientação sexual.

A programação, que iniciou no último dia 24 de junho e vai até o próximo dia 11 de julho, apresenta ainda nesta sexta-feira (1º/7), a temática “Processo Criativo do documentário ‘Corpo Transversa’”, com os relatos da diretora do filme, Flores Astrias, da pesquisadora Aninha Morais e da personagem principal, a Mãe Rosa de Luyara, chefe do Templo de Rainha Bárbara Soeira e Toy Azaká.

No encerramento, dia 11/7, trará a cientista social e criadora de conteúdo Vic Argolo e o realizador André Gustavo Pinheiro para falarem sobre  “O Audiovisual diante dos novos gêneros de representação das relações LGBTQIA+ nas Mídias Sociais – Instagram, Youtube, Tik-Tok etc  e “O Uso "não atores" dentro de um contexto de produção LGBTQIA+ BL,GL”.

Dias: 24, 28 de junho e 1º, 4, 8 e 11 de julho
Hora: sempre a partir das 10h
Local: Auditório do Atelier de Artes da FAV
Inscrições e programação no link: https://forms.gle/Pox6VEyej24QpMC58
Organização: Profa. Ana Cláudia Melo

Texto: Divulgação do evento.
Foto: Alexandre de Moraes