Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Reitor da UFPA e embaixador da Irlanda inauguram mural vencedor do Concurso Cultural “Ulysses 100 pelos olhos brasileiros"
Início do conteúdo da página

Reitor da UFPA e embaixador da Irlanda inauguram mural vencedor do Concurso Cultural “Ulysses 100 pelos olhos brasileiros"

  • Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2022, 14h51

Concurso Ulysses 100

O embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, visitou a Universidade Federal do Pará no último sábado, dia 2 de julho, sendo recebido pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho. Na ocasião, além de discutirem possibilidades de parcerias, as autoridades inauguraram o mural criado pela estudante Andreza dos Santos, do curso de Artes Visuais da UFPA, vencedora do Concurso Cultural Ulysses 100 pelos olhos brasileiros", promovido pela Embaixada da Irlanda.

Em reunião com o reitor Emmanuel Tourinho, o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva e o pró-reitor de Extensão, Nelson Souza, o embaixador Seán Hoy agradeceu o acolhimento da Universidade e a participação no concurso Ulysses 100 pelos olhos brasileiros", que celebra os 100 anos da publicação da obra Ulysses, de James Joyce, clássico da literatura de Língua Inglesa. O concurso contou com a parceria de 18 universidades brasileiras, incluindo a UFPA, sendo um ponto de partida para novos esforços de cooperação entre as instituições e o governo irlandês.

Concurso Ulysses 100 1O reitor Emmanuel Tourinho apresentou um panorama de cooperações internacionais da UFPA e o interesse da instituição em estabelecer parcerias não apenas científicas, como também culturais: “Temos um Centro de Internalização que acolhe cátedras internacionais e um escritório para apoiar novas cooperações e recepcionar pesquisadores estrangeiros. Além disso, o espaço foi pensado para promover o ensino  de línguas estrangeiras e a divulgação de culturas de países diversos, para que nossos estudantes tenham a oportunidade de conhecer e conviver com a pluralidade de visões de mundo e com as contribuições ao pensamento e à cultura de diferentes nações, ampliando, assim, os seus horizontes intelectuais” destaca.

O vice-reitor Gilmar Silva explicou as especificidades e os desafios de fazer ciência e consolidar uma universidade na Amazônia, sobretudo uma universidade com característica multicampi em um estado com as dimensões do Pará e com deslocamentos, muitas vezes, com duração superior à de uma viagem entre países europeus ou entre continentes.

Concurso Ulysses 100 2Certificação – Após a reunião, o embaixador e o reitor tiveram um encontro com o grupo de professores e estudantes que se mobilizaram em torno do Concurso Cultural Ulysses 100 pelos olhos brasileiros". Na oportunidade, o embaixador Seán Hoy entregou certificados a todos os envolvidos, agradecendo o engajamento da Universidade Federal do Pará nesta iniciativa inédita. “Na continuidade das celebrações do centenário de Ulysses, temos o projeto de publicar um livro com 18 capítulos, com a história das universidades, dos autores e das obras elaboradas no contexto do concurso. A publicação será distribuída em vários países de Língua Portuguesa como forma dar visibilidade ao centenário e também às universidades participantes”, anunciou o embaixador.

A professora Valéria Augusti, da Faculdade de Letras (Fale) da UFPA, que esteve à frente das interações com a Embaixada da Irlanda para a participação da instituição no concurso, explicou como têm sido as relações da universidade com a Irlanda, por meio de aproximações, desde 2016, com a Cátedra W.B. Yeats de Estudos Irlandeses da Universidade de São Paulo, assim como os estudos empreendidos sobre a obra Diário da Amazônia, do irlandês Roger Casement, cujos escritos são pioneiros em defesa dos direitos humanos na Amazônia. Exaltou também o trabalho coletivo mobilizado na UFPA, contando com docentes de Letras e Artes na discussão da obra de James Joyce, em preparação à criação artística do mural premiado.

O professor Otávio Guimarães Tavares, da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Falem), que estudou o romance com os alunos, também celebrou o engajamento dos discentes com a obra e o trabalho colaborativo, assinado a várias mãos, que resultou desse esforço.

O reitor Emmanuel Tourinho agradeceu à Embaixada da Irlanda a oportunidade de a UFPA participar do concurso e a todas as pessoas, professores e alunos, que abraçaram a ideia: “Fico feliz que a obra tenha sido executada no prédio da Reitoria, em um espaço com grande  visibilidade, o que contribuirá com a promoção da Literatura e das Artes no nosso campus. O resultado desta iniciativa foi tão positivo, que nos inspira para novas ações”.

Concurso Ulysses 100 3Receberam os certificados da Embaixada da Irlanda os professores John Fletcher, diretor da Faculdade de Artes Visuais (FAV); Valéria Augusti e Otávio Tavares, da Falem; Neder Charone, Rosângela Brito, Sandro Almeida e Sávio Stoco, da FAV; e José Dênis Bezerra, do PPGArtes. Entre os alunos, receberam o certificado a estudante do curso de Artes Visuais Andreza dos Santos, criadora do mural vencedor, além dos estudantes que colaboraram com o desenho e a pintura da obra na Reitoria: José Antônio Dias Júnior, Lucas de Parijos, Emerson Duarte, Beatriz Melo, Rafaelly Pires, Thandara Diniz, Kevin Cruz, Nathalia Cavalcante, Igor dos Santos, Marcus Vinicius da Silva, Fernanda Viana, Cecília Siqueira, Heloísa Assunção, Marcos Lopes, Keven Magalhães, Benedito da Luz Neto, Mederiá Rocha, Josiane do Espírito Santo, Janieire dos Santos, Ana Clara Pereira, Matheus Siqueira e Josiel Paz.

Também prestigiaram o momento Cristina Esposito, diretora de Mobilidade Acadêmica Internacional da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), representando o pró-reitor Edmar Costa; Maria Amélia Enriquez, diretora de Acordos Internacionais e Assuntos Estratégicos; Walkyria Magno e Silva, diretora do Instituto de Letras e Comunicação (ILC); Thomas Fairchild, diretor-adjunto do ILC; e Sue Anne Costa, vice-diretora da FAV.

Concurso Ulysses 100 5Concurso - O Concurso Cultural Ulysses 100 pelos olhos brasileiros", promovido pela Embaixada da Irlanda no Brasil, tinha como objetivo incentivar a produção de projetos artísticos, baseados no livro Ulysses, de James Joyce, por discentes de 18 universidades brasileiras, incluindo a UFPA. A obra vencedora da competição, criada pela estudante da UFPA Andreza dos Santos, foi inspirada no oitavo capítulo da obra, denominado “Lestrigões”. 

Segundo a jovem artista, reproduzir a sua obra em local de grande visibilidade na instituição possibilitou uma experiência maravilhosa, que pode permitir a livre expressão de sua poética e estilo. “Foi incrível observar os olhares inquietos, a surpresa, as falas das pessoas que tanto viram, quanto presenciaram a execução da obra, bem como a interpretaram de uma maneira que pudesse humanizar a própria universidade, desmanchando algumas barreiras de expressão em um espaço público. A ilustração também teve o intuito de gerar estranhamento e admiração”, afirma Andreza dos Santos.

Toda a produção do mural contou com a participação de vários voluntários, que somaram esforços para que os trabalhos de desenho e pintura fossem concluídos no prazo estabelecido pela Embaixada da Irlanda. Dessa maneira, o desenvolvimento da obra foi coletivo e permitiu o intercâmbio entre alunos de variados cursos da UFPA, como estudantes de Artes Visuais, Museologia, Cinema e Audiovisual, Produção Multimídia, Ciências Contábeis, Psicologia e Ciências Sociais.

Concurso Ulysses 100 4Esse entusiasmo na elaboração e na conclusão da obra proporcionou muita alegria aos professores John Fletcher, da FAV, e Otávio Guimarães Tavares, da Falem, que acompanharam os alunos ao longo do concurso. De acordo com o professor John Fletcher, visualizar o mural terminado permite que as pessoas possam adquirir uma experiência fascinante. “Ele é repleto de pequenas especificidades, merecedoras da nossa atenção, com a obtenção de detalhes relacionados ao nosso contexto cultural, geográfico e amazônico. É uma produção que tem manifestações políticas e pequenos easter eggs de citações do livro. As narrativas sequenciais dos quadrinhos e a própria ideia do ‘raio que o parta’ são uma metáfora ao fluxo de consciência do capítulo”, assegura o professor. 

Quem tiver o interesse de saber mais a respeito do passo a passo da construção e finalização do mural pode conferir no site e no canal do YouTube da Fav o diário de produção, elaborado pela própria equipe que participou da execução da obra.  

Visitação - Na próxima sexta-feira, 8 de julho, às 11h, a comunidade universitária poderá visitar a obra e conversar com a criadora Andreza dos Santos, com os estudantes colaboradores e com os professores orientadores. O mural está instalado no prédio da Reitoria, de frente para a rua que vai do portão 2 à orla do Setor Básico, no Campus localizado no bairro Guamá.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página