Página inicial > Ultimas Notícias > Escola Amazônica de Formação Metodológica abre inscrições para cursos de verão

Escola Amazônica de Formação Metodológica abre inscrições para cursos de verão

• Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2022, 13h25

Escola Metodológia 1

Que tal utilizar o período livre das férias para se inscrever em um curso de capacitação gratuito? A Escola Amazônica de Formação Metodológica recebe inscrições, até o dia 28 de julho, para os cursos presenciais de curta duração voltados às habilidades de Metodologia Científica. O objetivo é utilizar os espaços da Universidade Federal do Pará para difundir o conhecimento científico e metodológico das ciências sociais.

A Escola Amazônica de Formação Metodológica é um projeto de extensão da Faculdade de Ciências Sociais (FACS), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP). Diferente da última oferta realizada, que apresentava cursos voltados a introdução às Ciências Políticas, desta vez os cursos ofertados serão voltados à introdução da Metodologia das Ciências Sociais e foram escolhidos para oferecer uma visão geral do processo científico, desde a coleta de dados, sua manipulação, análise, vínculo entre dados e teoria, até a sua publicação.

Escola Metodológia 2“Formar um pesquisador completo requer anos de aprendizado, no entanto, existem algumas técnicas que podem ser aprendidas em uma semana ou duas, como dar os primeiros passos em um software estatístico ou aprender uma técnica específica. No mais, ter uma semana intensiva de aprendizado pode abrir portas para que os estudantes conheçam novas metodologias em que depois podem se aprofundar em estudos por conta própria ou em cursos regulares na graduação e pós-graduação”, informa Murilo Junqueira, professor da UFPA que coordena o evento de capacitação.

Os cursos ofertados serão realizados do dia 1º ao dia 12 de agosto e apresentam as seguintes matérias: ‘Introdução à Linguagem R’, ‘Introdução à Construção Teórica das Ciências Sociais’, ‘Pesquisa Survey e Opinião pública’, ‘Publique-se: Como Planejar, Estruturar e Redigir Artigos Científicos’, além de ‘Introdução à Análise Multivariada de Dados’. As aulas serão trabalhadas de maneira intensiva, de forma expositiva, com a realização de exercícios em sala de aula e em casa, apresentando não apenas o conhecimento teórico, mas também treinos práticos.

Escola Metodológia 3“Os cursos de verão são uma ótima forma da comunidade externa se aproximar da universidade, pois se tem uma pequena amostra de como funciona a dinâmica universitária. Também é uma ótima forma de formar redes com discentes e docentes dos nossos programas”, reitera o coordenador.

Inscrições - As inscrições estão abertas, até o dia 28 de julho, para estudantes de graduação e pós-graduação da UFPA ou outra instituição de ensino superior. Os interessados em se inscrever devem fazê-lo via formulário, disponível aqui, podendo escolher um ou mais cursos.

Será realizado um processo de seleção em caso de lotação das salas. O processo levará em conta o histórico acadêmico dos candidatos, bem como  seu conhecimento prévio sobre o tema e seu interesse em aprender.

Cursos de Verão da Escola Amazônica de Formação Metodológica

Inscrições: até o dia 28 de julho

Formulário disponível aqui.

Período dos cursos: do dia 1º ao dia 12 de agosto de 2022.

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação IFCH