Página inicial > Ultimas Notícias > X Fospa inicia com grande marcha e ato de abertura no centro de Belém

X Fospa inicia com grande marcha e ato de abertura no centro de Belém

• Publicado: Sexta, 29 de Julho de 2022, 19h04

28.07.2022 10 Forum Social Panamazonico Foto Alexandre de Moraes Capa

O X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa) teve início nesta quinta-feira, 28 de julho, com uma grande marcha que percorreu as ruas do centro de Belém rumo à Praça Waldemar Henrique, onde ocorreu o Ato de Abertura. Representações dos povos da Amazônia e movimentos sociais de diversos países amazônicos se encontraram em defesa das populações locais, da floresta e de todas as formas de vida na região.

28.07.2022 10 Forum Social Panamazonico Foto Ascom UFPA PortalA concentração da Marcha iniciou às 15h, na Escadinha da Estação das Docas reunindo organizações da sociedade civil, movimentos sociais, lideranças e caravanas de diversos países da Pan-Amazônia. Vozes de várias origens, idiomas e sotaques entoaram canções e discursaram celebrando as Amazônias e seus saberes.

Por volta das 19h, a Marcha chegou à Praça Waldemar Henrique, recebida por grupos artísticos e culturais. No ato de abertura, na concha acústica, discursaram os anfitriões do evento, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, que deram as boas-vindas aos presentes.

28.07.2022 10 Forum Social Panamazonico Foto Alexandre de Moraes 294“Entrego as chaves de Belém a todos os participantes do X Fospa”, saudou o prefeito Edmilson Rodrigues, que falou da importância do evento ser sediado na capital paraense  e na Universidade Federal do Pará. Exaltando a UFPA como instituição da e na Amazônia, destacou que, na Carta de Belém, a ser escrita como registro final do evento, deve constar o compromisso do Fórum com a Educação, com as Universidades Públicas e com a Ciência na região.

28.07.2022 10 Forum Social Panamazonico Foto Alexandre de Moraes 351O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, celebrou o início do evento com a marcha, que reuniu a diversidade de povos e vozes da região. “A UFPA, como Universidade Pública na Amazônia, que defende a Amazônia, suas florestas e seus povos, celebra e dá as boas-vindas a todas as pessoas que participam do X Fórum Social Pan-Amazônico. A luta pela Amazônia é uma luta dos que vivem na Amazônia, dos movimentos sociais e das Universidades. Nas Universidades, produzimos a ciência necessária para um projeto de desenvolvimento sustentável, que garanta a conservação da biodiversidade e que gere benefícios para as pessoas que aqui vivem. As nossas Universidades Públicas estão comprometidas com o desenvolvimento social dos povos amazônicos e, também, com a democracia e com a justiça”.

28.07.2022 10 Forum Social Panamazonico Foto Alexandre de Moraes 381Após os discursos, o ato seguiu com as bênçãos de pajés e o banho de cheiro de mães de santo, além de apresentações artístico-culturais de grupos locais e de outros países da Pan-Amazônia.

A programação do X Fospa segue até o dia 31 de agosto, na Universidade Federal do Pará, com atividades na Casa de Saberes e SentiresGrandes Eventos, Atividades Autogestinadas e Atividades Paralelas. Ao longo desses dias, movimentos sociais, articulações e representações de povos de nove países promovem debates abordando, nesta edição, a defesa dos povos da Amazônia, da floresta e da democracia.

X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa)
De 28 a 31 de julho de 2022
Local: Universidade Federal do Pará, Campus Guamá, Belém.
Programação disponível no site do evento.

Leia também: Universidade Federal do Pará recebe o Fórum Social Pan-Amazônico, de 28 a 31 de julho

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA