Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Música da UFPA faz recital em ritmo de São João

Escola de Música da UFPA faz recital em ritmo de São João

• Publicado: Terça, 20 de Junho de 2017, 15h00

O anfiteatro Coliseu das Artes, do Espaço São José Liberto, recebe o Recital Junino da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA), nesta quarta-feira, 21, a partir das 17h, com a Orquestra Infantil de Violonistas Lícia Arantes, a Orquestra Infantojuvenil Helena Maia e alunos do curso de Canto Popular da EMUFPA. A apresentação tem, também, participação especial dos músicos Chiquinho do Acordeon; Berg, no triângulo; e Diego Augusto, na zabumba, que vão dar o ritmo de São João ao evento aberto ao público.

A Orquestra Infantil de Violinistas Lícia Arantes (OIVLA) foi criada, em 2000, pelos professores Celson Gomes e Joziely Brito, que, desde então, é coordenadora do grupo. A OIVLA tem como objetivo buscar a extensão das atividades desenvolvidas em sala de aula sob a forma de grupo orquestral de violinos, com foco no desenvolvimento do ensino coletivo do estudo do violino, de aspectos cognitivos e na socialização das crianças. Essa orquestra possui participação ativa em eventos anuais, nos quais se apresenta nas principais salas da cidade. Entre os eventos, estão o Encontro de Arte de Belém (Enarte), Concertos Natalinos, Projeto Sexta de Arte, Projetos Sociais (Junho com Solidariedade e Natal Solidário).

Já a Orquestra Infantojuvenil Helena Maia foi criada, em 2004, pela professora Silvia Matos Qadar e tem por objetivo proporcionar aos alunos de cordas friccionadas o ensino do nível básico à prática orquestral, por isso o repertório é composto por obras de todas as épocas. O grupo já se apresentou no Theatro da Paz, na Igreja de Santo Alexandre e no São José Liberto, em eventos como o Enarte, concertos natalinos, Corredor Cultural e outros. A coordenação e regência são da professora Silvia Matos Qader, com colaboração do professor Rodrigo Santana e participação dos alunos do curso técnico Vinícius Araújo, Eduardo Florentino e Ingrid Queiroz.

O evento é uma promoção da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, por meio do Instituto de Ciências e Artes da UFPA, com o apoio da Secretaria de Estado pelo Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (IGAMA), que gerencia o Espaço São José Liberto.

Recital Junino da EMUFPA
Data: 21 de junho, a partir das 17h