Página inicial > Ultimas Notícias > Webinário promove debate sobre o superendividamento na Amazônia

Webinário promove debate sobre o superendividamento na Amazônia

• Publicado: Terça, 23 de Agosto de 2022, 15h56

Endividamento

O Grupo de Educação Financeira da Amazônia (Gefam), da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), vai realizar a 2° edição do Webinário de Endividamento da Amazônia, no dia 24 de setembro, das 14h às 17h, no Auditório Agnano Monteiro Lopes, no Fórum Cível de Belém. O evento busca ampliar o debate sobre o superendividamento na região amazônica, com base na exposição de dados e debate acerca das soluções para esta problemática.

Sob o tema “Os novos caminhos para o tratamento do superendividamento na Amazônia após a Lei 14.181/2021”, o webinário contará com quatro palestras que pretendem apresentar os atendimentos de suporte realizados pelo Gefam, apresentar o Programa de Apoio ao Consumidor Superendividado (PACS), orientar sobre a aplicação da nova legislação, além de apresentar uma estrutura nacional de conciliação e mediação do superendividamento.

“A lei 14.181/2021 deu para a população uma forma de conseguir cumprir com os compromissos firmados sem que seja comprometido seu mínimo existencial, ou seja, o consumidor consegue renegociar todas as suas dívidas. Diante desses fatores, é relevante levar para a população o conhecimento sobre tais direitos, bem como dar acessibilidade para que eles consigam ter esse direito efetivado”, informa Alexandre Damasceno, professor da UFPA que coordena o Gefam.

Realizado em formato híbrido, o evento tem como público-alvo os servidores públicos, mas a inscrição é livre para a sociedade geral. Os interessados em participar podem realizar suas inscrições, gratuitamente, por meio da página do Sympla, até o dia 24 de agosto. Haverá a emissão de certificado de horas complementares para todos os inscritos.

Inadimplência na Amazônia - A educação financeira pode se tornar uma ferramenta de gestão e consciência social capaz de possibilitar uma organização para a reserva de recursos para que, em eventuais momentos de crise, os impactos sobre o indivíduo possam ser reduzidos.

“No Brasil existem 66,1 milhões de pessoas na situação de inadimplência, a região amazônica tende a ter um impacto forte na vida individual das pessoas já que a dinâmica econômica da região é diferente do resto do Brasil. A região apresenta renda per capita de R$883, segundo o IBGE, ou seja, a capacidade de pagamento dos indivíduos é inferior ao salário mínimo nominal estabelecido pela legislação. Por esses fatores, tem-se a importância da discussão sobre o superendividamento na amazônia”, conclui Alexandre.

II Webinário de Endividamento da Amazônia

Data: 24 de setembro

Horário: das 14H às 17H

Evento realizado no modelo híbrido