Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA subsidia inscrições ao 3º Congresso da Federação Latino-Americana e Caribenha de Neurociências

• Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2022, 16h09

Foto Thiago Pelaes

Belém vai sediar o 3º Congresso da Federação Latino-Americana e Caribenha de Neurociências de 11 a 14 de setembro. Este encontro representa o maior evento da América Latina de cunho técnico-científico e cultural na área de neurociências, promovido pela Federação Latino-Americana e Caribenha de Sociedades de Neurociências (Falan) em parceria com a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). O 3º Congresso da Falan ocorrerá no Hangar, Centro de Convenções da Amazônia.

O diretor científico da Falan é o professor Anderson Manoel Herculano, também associado III do Instituto de Ciências Biológicas – ICB da UFPA, no qual atua no Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PNBC). Portanto o evento conta com a participação do professor e também da professora Karen Oliveira, coordenadora do PNBC/UFPA. Além disso, a UFPA é parceira do congresso na oferta de subsídio à inscrição do evento para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, conforme o Edital N°1/2022 da Liga Acadêmica de Neurociências e Comportamento (LANec).

Será ofertado um total de 100 isenções de inscrição no 3º Congresso Latino-Americano de Neurociências e Comportamento e no XLIV Congresso da SBNeC. As isenções são destinadas aos (às) alunos(as) com vínculo ativo em cursos de graduação e pós-graduação da UFPA. Para participar, o edital tem como etapa única o procedimento de envio da documentação por meio do endereço eletrônico até as 23h59 do dia 5 de setembro de 2022.

Sobre o evento - O congresso da Falan ocorre a cada quatro anos e será realizado pela primeira vez no Brasil, tendo Belém como cidade-sede. A programação do evento contará com a participação de pesquisadores do mundo inteiro, como: Dr. Edvard Moser (Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina 2014), Dra. Tracy Bale (presidente da Organização Internacional de Pesquisa Cerebral) e Dr. Peter Hegermann (Universidade de Berlin).

O evento contará ainda com diversas atividades, a exemplo de simpósios, Special Lectures e Special Events, sendo um deles organizado como uma homenagem especial ao Dr. Luiz Carlos de Lima Silveira, membro paraense da Academia Brasileira de Ciências.

Cidade-Sede - A escolha de Belém como a cidade-sede do evento foi feita em 2018, durante o “Society for Neuroscience Meeting”, que ocorreu nos EUA no mesmo ano, tendo sido a proposta do professor Anderson Herculano a eleita entre outras propostas, como a chilena, a peruana, a colombiana e a cubana. “Por considerar o protagonismo que a UFPA desempenha no cenário regional, nacional e internacional, a participação e o apoio de nossa instituição no Encontro de Neurocientistas da América Latina é de singular importância”, afirma.

O objetivo é que docentes e discentes da UFPA e de outras instituições, além de profissionais que atuam nas áreas das neurociências ou em áreas afins tenham oportunidade de interagir com neurocientistas do mundo inteiro.

Para conhecer a programação completa do evento, acesse: www.falan2022.com.br

3º Congresso da Federação Latino-Americana e Caribenha de Neurociências

Data: de 11 a 14 de setembro

Local: Hangar, Centro de Convenções da Amazônia, Belém – PA.

Inscrições subsidiadas para estudantes da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Data: até  5 de setembro de 2022, pelo endereço eletrônico.

Informações sobre a documentação no edital, disponível aqui.

Dúvidas sobre o processo de seleção podem ser enviadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Instagram @lanecufpa.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Thiago Pelaes - Arquivo Ascom/UFPA