Página inicial > Ultimas Notícias > Evento promove debate sobre educação, diversidade e protagonismo de pessoas com deficiência

• Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2022, 12h13

Portal 2022 12

O Setembro Verde é o mês de luta das pessoas com deficiência. E, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente no país no dia 21 de setembro, a Universidade Federal do Pará terá o 1º Fórum Paraense de Pessoas com Deficiência: Justiça, Voz e Participação. O evento ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro, no Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://cutt.ly/qVuFeP5

O fórum é realizado em conjunto com a Federação Nacional dos Estudantes de Direito e com entidades sociais de pessoas com deficiência (PcD) de todo o estado do Pará, bem como com a participação do Centro Acadêmico de Direito Edson Luís (Cadel/UFPA). Durante o fórum, serão debatidas diversas questões, como educação inclusiva; diversidades e capacitismo; gênero, sexualidade e deficiência e o protagonismo político das pessoas com deficiência.

Serão ainda desenvolvidas mesas de debates com palestrantes convidados que atuam no ativismo e na militância na causa das pessoas com deficiência. A ação pretende ecoar as vozes de pessoas com deficiência, fortalecer a pauta e refletir sobre as desigualdades que afetam as pessoas com deficiência na sociedade.

“A causa das pessoas com deficiência é muito invisibilizada, mesmo dentro dos grupos que discutem as pautas de pessoas minoritárias. A única solução para alterar essa realidade é propor debates sobre nossas reivindicações, com falas que partem de nós que vivemos essa realidade”, informa Pérola de Souza, integrante da organização do evento.

Programação - A programação terá como abertura a mesa “Pessoas com deficiência na luta pela educação”, a ocorrer no dia 21/9, às 8h30. A segunda mesa dessa data será “Deficiência e diversidade: as lutas anticapacitistas”, às 18h. No dia 22, as discussões iniciam-se com o tema “Direitos das pessoas com deficiência: democracia, dignidade e o direito de ter Direitos”, às 15h; além de “Mulheres com Deficiência: enfrentamento, engajamento e re-existência, às 18h.

O fórum aberto de debate entre organizações PcD do Pará ocorrerá no dia 23/9, às 15h. A mesa de encerramento será sobre "Voz e protagonismo: a participação política das pessoas com deficiência", também nesta data, às 18h30.

Além da UFPA, por meio da Coordenadoria de Acessibilidade (COACESS), da Associação de Discentes com Deficiência da UFPA (ADD-UFPA), do Cadel, do  ICJ-UFPA e da Federação Nacional dos Estudantes de Direito - Fened, participam do evento instituições como o Coletivo de Mulheres Cegas e com Baixa-Visão do Pará - Comceb, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Associação Paraense das Pessoas com Deficiência (APPD) e a Associação de e para Cegos do Pará (Ascepa).

Toda a programação ocorre no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA). O formulário de inscrição está disponível aqui

1º Fórum Paraense de Pessoas com Deficiência

Data: 21, 22 e 23 de setembro de 2022

Inscrições: https://www.even3.com.br/i-forum-paraense-de-debates-e-lutas-da-pessoa-com-deficiencia-275718/

Entrada franca.

Texto: Jambu Freitas e Jessica Souza - Ascom UFPA, com informações da organização do evento.
Imagem: Divulgação