Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Museu Surrupira realiza série de atividades em comemoração a 16ª Primavera dos Museus
Início do conteúdo da página

Museu Surrupira realiza série de atividades em comemoração a 16ª Primavera dos Museus

  • Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 08h54

b4b17aa5b00b848d49a44e67e2424263

De 20 a 23 de setembro, o Museu Surrupira, da Faculdade de Artes Visuais da UFPA (FAV), vai realizar uma programação especial em comemoração à 16ª Primavera dos Museus. Serão ofertadas três oficinas e uma palestra, que discutirá os principais fundamentos ligados à produção de materiais audiovisuais. As atividades são gratuitas e ocorrerão no prédio do Atelier de Artes. O evento disponibiliza um total de 40 vagas. Os interessados podem efetuar suas inscrições tanto para as oficinas quanto para a palestra de maneira on-line

As atividades pretendem criar uma dinâmica que integre os participantes a uma produção de conteúdo audiovisual, que possa contemplar o conceito da mitopoética e do imaginário afro-amazônico, além da utilização de diversas formas de escritas: orais, literárias e visuais. De acordo com a organização do evento - liderada pelo professor Diogo Jorge de Melo -, as oficinas serão constituídas por uma narrativa poética e audiovisual baseada na Cabocla Encantada Mariana. Já a palestra abordará “A presença dos Mouros no Tambor de Mina”.

Programação - A programação será distribuída entre os quatro dias, sempre a partir das 14h, da seguinte maneira: Dia 20 de setembro, os participantes irão desenvolver, de maneira teórica, os esquemas do storyboard, com base na obra Cabocla Encantada Mariana. No dia 21 de setembro, vão transpor o material da aula anterior para uma linguagem fotográfica. E, no dia 22 de setembro, partirão para os processos de edição do material elaborado, adquirido ou coletado ao longo das oficinas, com o auxílio da equipe do Museu. Por fim, no dia 23 de setembro, ocorrerá a palestra, a ser ministrada pelo Pai Welbe (Babá Odé Onigbosinã). 

A produção audiovisual e making-of do processo de construção da obra, cuja elaboração ficará sob a responsabilidade dos bolsistas do projeto - dividida em oficinas e debates - será disponibilizada nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) do Museu Surrupira. 

16ª Primavera dos Museus - A 16ª “Primavera dos Museus” é uma data comemorativa que marca o início da temporada cultural organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A iniciativa busca aumentar o número de visitações do público interno e externo do país, a fim de aprimorar e fortalecer a relação dos museus com a sociedade. 

A edição deste ano,  com o tema “Independências e museus: outros 200, outras Histórias”, tem o objetivo de dar voz a quem constrói a narrativa brasileira, ou seja, a sua própria população. A intenção é elevar o papel que mulheres, africanas/os e afrodescendentes, povos originários, sertanejos, ribeirinhos de Norte a Sul do Brasil obtiveram em suas respectivas lutas pela independência oficial da nação.

 

Serviços:

16ª Primavera dos Museus - Museu Surrupira UFPA

Data: De 20 a 23 de setembro de 2022

Inscrições: Oficinas e Palestra

Horário: Sempre a partir das 14h

Local: Sala de Multimídia do Prédio Anexo à Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Para mais informações, acesse o site do Museu Surrupira. 

 

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA. 
Imagem: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página