Página inicial > Ultimas Notícias > Encontro reúne egressos(as) do ProfLetras para avaliar a atuação nas salas de aula

• Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 12h20

vivaz

O Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional da Universidade Federal do Pará (Profletras/UFPA) vai promover a primeira edição do evento LetrasVivaz - Encontro de Egressos do Profletras. O encontro será realizado nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2022, no Campus Guamá, e tem como objetivo propor reflexões sobre o ensino da linguagem no fundamental maior (6º ao 9º ano), das redes públicas municipal (principal responsável por esta etapa de ensino), estadual e federal.

Durante os três dias de evento, serão realizadas conferências com pesquisadores(as) de visibilidade nacional na área. O objetivo é também valorizar os(as) egressos(as) do programa, por isso ocorrerão ainda mesas-redondas, cursos e comunicações com os(as) profissionais mestres e mestras formados(as) pelo Profletras. O LetrasVivas visa principalmente reaproximar os(as) profissionais formados(as) pelo programa e congregá-los(as) aos(às) mestrandos(as) atuais do Profletras; além de trazer para a Universidade aqueles(as) que estão na base do ensino da linguagem para repensar as problemáticas detectadas no ensino envolvendo a oralidade e a produção textual dos(as) alunos(as).

“A linguagem marca o diferencial para além da língua portuguesa ensinada nas escolas. É necessário pensar o arcabouço sócio-histórico que o(a) aluno(a) carrega em sua cultura oral, a grafia e todo o contexto étnico latino-amazônico que é invisibilizado dentro do ensino da linguagem. A pesquisa aprofundada e reflexiva em torno da prática profissional ainda é muito elitizada e este tipo de evento pretende, sobretudo, pensar as produções acadêmicas e o fazer profissional para além da própria academia, se voltando às escolas”, informa o professor Marcos André Cunha, coordenador do evento e do ProfLetras na UFPA.

Programação - O encontro terá início com a Conferência “A leitura sob diversos campos discursivos”, ministrada pelo pesquisador Sírio Possenti, livre docente da Unicamp. Ainda no primeiro dia, também serão abordados temas como: mudanças na prática de ensino e produção de atividades no contexto da sala de aula.

No dia 27, a programação terá a Conferência “Profletras no cenário do ensino de línguas e literatura na escola básica brasileira”, proferida por Mirian Zappone, representante do Profletras na Capes, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e, à tarde, a Conferência “O valor humano como tema em atividade de leitura e produção de textos”, com a apresentação do pesquisador que estuda ensino e dialogismo Renilson Menegassi, também da UEM.

Por fim, no último dia do evento, será apresentada uma segunda mesa-redonda com os(as) egressos(as) do mestrado profissional, com debates sobre o trabalho com a leitura de poemas em sala de aula e sobre a violência simbólico-regional, ainda acerca da análise dos problemas de escrita entre alunos(as) do 6° ao 8° ano. O encontro será encerrado com a Conferência “A área de formação: Letras”, a ser proferida pelo pesquisador dedicado ao letramento literário Rildo Jose Cosson Mota.

“As expectativas para o evento estão em torno de expandir a visibilidade a respeito do Programa ProfLetras, pelo seu propósito de formação continuada e permanente e pela problematização do ensino da linguagem da educação fundamental maior, além da possibilidade de pensar o ensino médio, que, há muito, se distancia das possibilidades e capacidades dos(as) alunos(as) e professores(as)”, afirma o coordenador.

Programa ProfLetras - O Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional atua, há quase dez anos, na UFPA. Na Região Norte, o programa em rede é ofertado também na Ufopa, Unifesspa, UFAC e UFT. Além de formar profissionais, o programa busca retornar o(a) profissional formado(a) para a Instituição de Ensino Superior que o(a) formou, pensando a formação como processo contínuo.

“Os(As) alunos(as) do nosso programa de mestrado ficam dois anos e meio na prática profissional, mergulhados(as) no fazer profissional e, a partir desse momento, se observam os problemas mais incomodativos dentro da sala de aula. E é com arcabouço teórico e linguístico que se vislumbra a realidade em que se constroem soluções. Daí, apontam reflexões para os problemas apresentados ou se produzem produtos pedagógicos voltados a essas problemáticas”, conclui Marcos André.

LetrasVivaz - 1° Encontro de Egressos do Profletras

Data: 26, 27 e 28 de setembro de 2022

Local: UFPA, Campus Guamá.

A programação completa pode ser conferida na página do evento.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagem: Divulgação