Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Centro de Eventos Benedito Nunes será palco de debate sobre doenças transmitidas de animais para seres humanos
Início do conteúdo da página

Centro de Eventos Benedito Nunes será palco de debate sobre doenças transmitidas de animais para seres humanos

  • Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 14h17

evento zoonoses

As doenças zoonóticas são enfermidades transmitidas de animais para seres humanos. Cerca de 75% das doenças que surgiram no último século são zoonoses, tendo como exemplo a pandemia de covid-19, os surtos de ebola e a ação da recente monkeypox. Trazendo o tema para o contexto da Amazônia, o Laboratório de Epidemiologia e Geoprocessamento da Universidade Federal do Pará (EpiGeo/UFPA), Campus Castanhal, vai realizar o Encontro Internacional da Iniciativa Amazônica para Investigação de Mordeduras Tropicais (IAIMT), do dia 5 ao dia 7 de dezembro de 2022.

O evento traz como tema a prevenção de zoonoses emergentes, mas também propõe discussões sobre as doenças e os agravos tropicais zoonóticos relacionados às mordidas e picadas de animais que têm seus fatores de risco negligenciados, como raiva, acidentes com animais peçonhentos e outras. Durante a ação, serão apresentados pôsteres, palestras e mesas-redondas sobre as mordeduras e picadas tropicais. Também haverá a participação de nomes importantes no campo da pesquisa sobre cães, morcegos, serpentes, aracnídeos e sobre as doenças e os agravos relacionados  ao tema.

“A rápida expansão da covid-19 reduziu ainda mais os recursos para a vigilância dessas doenças e agravos, exacerbou a desigualdade na saúde e reiterou a necessidade de aumentar a conscientização sobre as doenças tropicais negligenciadas relacionadas a mordidas/picadas. Belém é um local apropriado, onde pesquisadores e especialistas podem compartilhar seus conhecimentos com profissionais nacionais e, através de mídias virtuais, para o mundo”, informa Isis Abel Bezerra, coordenadora do Epigeo.

Como participar - O encontro será realizado no Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Guamá da UFPA. Os interessados em participar devem realizar suas inscrições por meio da página do evento, com o segundo lote disponível até 15 de outubro de 2022. As taxas para inscrição estão presentes na página do evento.

Além de participar como ouvintes, estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais das áreas da saúde humana e animal podem submeter seus resumos científicos até o dia 20 de outubro. Os trabalhos devem ser escritos em língua inglesa e a apresentação pode ser realizada em inglês, português ou espanhol. Entre os temas aceitos, estão: animais peçonhentos e venenosos, mordeduras de cães e gatos, mordeduras de morcegos e zoonoses emergentes. Em cada tema, podem ser submetidos trabalhos com o subeixo de imunologia, epidemiologia e epidemiologia molecular.

Serviço:

Encontro Internacional da Iniciativa Amazônica para Investigação de Mordeduras Tropicais

Data: de 5 a 7 de dezembro de 2022

Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, Campus Guamá da UFPA.

2° lote para inscrições até 15 de outubro, via Página do Evento

Submissão de trabalhos até 20 de outubro

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página