Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA terá programação do Fórum de Graduação e Fórum das Licenciaturas

UFPA terá programação do Fórum de Graduação e Fórum das Licenciaturas

• Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 15h25

Fórum graduação

O Fórum de Graduação e o Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal do Pará (UFPA) ocorrerão de 25 a 27 de outubro.  O evento é voltado a dirigentes dos cursos e das faculdades da Instituição e terá como tema “Qualidade do Ensino de Graduação em Perspectiva:  currículo, avaliação e práticas pedagógicas”. As atividades serão no Auditório José Miranda Vicente Filho, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), em Belém, UFPA – Guamá, Campus Profissional, no horário das 8h às 17h.

A realização é da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e tem como objetivo propor reflexões sobre a graduação e as licenciaturas ofertadas na Universidade, suas conquistas e desafios. A abertura do fórum ocorrerá  no dia 25,às 15h, e contará com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; do vice-reitor, Gilmar Silva; da pró-reitora de Ensino de Graduação, Marília Ferreira; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio; e do pró-reitor de Extensão, Nelson Souza Júnior.

Em seguida, o convidado, que também é pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Amauri da Silva Barros, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ministrará a conferência de abertura sobre o tema central do evento, com mediação da professora Marília Ferreira (Proeg/UFPA).

A programação segue nos dias seguintes, a partir das 8h30, com mesas-redondas e debates. No dia 26, o primeiro tema será “Panorama na formação de professores no Brasil”, com participação dos(as) professores(as) Amauri da Silva Barros (UFAL); Eliana da Silva Felipe, diretora do Instituto de Ciências da Educação (Iced/UFPA); e Thomas Massao Fairchild, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC/UFPA).

À tarde, o debate será sobre “Práticas pedagógicas para a inclusão e diversidade na formação de professores”. Os(As) expositores(as) serão os(as) professores(as): Amélia Maria Araújo Mesquita, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB);  Zélia Amador de Deus, coordenadora da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (Adis); e Ronaldo Marcos de Lima Araújo, superintendente de Assistência Estudantil (Saest).  O evento encerra com a conclusão e apresentação do regimento do Fórum das Licenciaturas, com mediação da professora Sheila Vilhena Pinheiro, diretora da (Diden/Proeg)

Já no dia 27, o primeiro tema discutido será a “Autoavaliação dos cursos de graduação”, tendo como expositores(as) os(as) professores(as) Sheila Vilhena; Maria Lucia Harada, diretora de Avaliação Institucional, da Pró-Reitoria de Planejamento (Diavi/Proplan); e Julieta Jatahy, diretora do Centro de Indicadores e Registros Acadêmicos (CIAC). A mediação fica por conta da professora Vilma Nonato Brito (Diden/Proeg).

Fórum de Graduação e Fórum das Licenciaturas da UFPA

Data: de 25 a 27 de outubro de 2022
Local: Auditório José Miranda Vicente Filho, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), em Belém, UFPA – Guamá, Campus Profissional.
Horário: 8h às 17h

Para mais informações, acesse aqui a programação completa ou contate pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom UFPA