Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga Edital do Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica Afirmativa 2022 (Mobaf 2022)

• Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2022, 12h25

MOBAF UFPA Portal

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou a realização do Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica Afirmativa 2022 (Mobaf 2022). O Mobaf tem como objetivo disponibilizar aos estudantes quilombolas e indígenas oriundos do Processo Seletivo Especial (PSE-IQ) a possibilidade de trocar de curso após entrarem na Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições podem ser realizadas a partir das 14h do dia 11 de outubro de 2022 até as 23h59 do dia 19 de outubro de 2022, na página do Centro de Processos Seletivos (CEPS).

O Mobaf 2022 oferta um total de 600 vagas, distribuídas em 156 cursos de graduação, em 11 campi da UFPA. Para este processo, as vagas destinadas a candidatos(as) quilombolas que não forem preenchidas serão destinadas aos candidatos(as) indígenas e vice-versa, e as vagas por curso que estiverem em número ímpar serão destinadas ao(à) candidato(a) indígena ou quilombola que obtiver a maior pontuação.

Podem participar da seleção, exclusivamente, discentes dos cursos de graduação da UFPA cujos ingressos ocorreram por meio de Processo Seletivo Especial (PSE) destinado à seleção de candidatos(as) indígenas e quilombolas (PSE-IQ),que tenham um mínimo de 20% e um máximo de 50% da carga horária das atividades curriculares do curso ao qual estão vinculados(as). A participação de estudantes que já tenham sido beneficiados(as) com a mudança de curso em Mobaf anterior não será permitida.

Como participar - O prazo para inscrições no Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica Afirmativa 2022 (Mobaf 2022) inicia às 14h do dia 11 de outubro de 2022 e segue até às 23h59 do dia 19 de outubro de 2022. As inscrições devem ser realizadas no site do CEPS e, embora não haja cobrança de taxa de inscrição, será necessária a emissão de boleto bancário (zerado no valor) para a comprovação da inscrição.

Sobre a seleção - O processo seletivo terá fase única, que consistirá em uma Prova de Redação em Língua Portuguesa, de caráter classificatório, a ser realizada no dia 6 de novembro de 2022, com início às 14h e término às 18h, no horário oficial de Belém (PA). A prova será aplicada nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí. O(A) candidato(a) participará do processo na localidade que indicar no ato de inscrição no concurso.

A previsão é que o resultado preliminar do Mobaf 2022 seja divulgado no dia 14 de novembro.

Mobaf 2022

Inscrições: 14h do dia 11 de outubro de 2022 até as 23h59 do dia 19 de outubro de 2022, no site do CEPS.

Prova: 6 de novembro de 2022, das 14h às 18h (horário de Belém-PA).

Para mais informações, consulte o edital https://ceps.ufpa.br/images/conteudo/mobilidade/mobaf/2022/editais%20avisos/Edital%20MOBAF%202022_CONSEPE.pdf

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA