Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > CAV e NTPC vão promover uma discussão sobre racismo e LGBTfobia dentro do ambiente universitário
Início do conteúdo da página

CAV e NTPC vão promover uma discussão sobre racismo e LGBTfobia dentro do ambiente universitário

  • Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2022, 14h11

Evento LGBTFOBIA

A Clínica de Atenção à Violência (CAV) vai realizar mais uma roda de conversa voltada à comunidade acadêmica da UFPA. A atividade abordará temas que envolvem o racismo e a LGBTfobia no campo universitário. Desta vez, a discussão será construída com o apoio do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) e vai ocorrer no dia 18 de outubro, a partir das 14h, no Auditório Vivaldo Reis, do NTPC (prédio I). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento, que está com 50 vagas disponíveis.

A atividade será realizada como uma forma de orientar as pessoas sobre as práticas discriminatórias que podem existir na Universidade, local em que muitas das pessoas que integram esse cenário estudantil não sabem como identificar ou como agir, se presenciarem ou forem vítimas de preconceito. De acordo com a professora Luana Thomaz, a discussão de tais temáticas é de extrema importância, pois contribui com a resolução antidiscriminatória da UFPA. 

“Eu acho que a parceria entre a Clínica (CAV) e o Núcleo (NTPC) tem sido muito importante para a realização de oficinas desse tipo, uma vez que abrem um debate público na Universidade sobre formas de enfrentamento às discriminações. Por isso a roda de conversa vai ter a participação de pessoas da clínica e pessoas convidadas que sejam especialistas nesse tema. A partir disso, a gente vai apresentar noções gerais sobre o assunto e, assim, vamos fazer uma avaliação de alguns casos que aconteceram dentro da instituição”, afirma a professora Luana Thomaz, coordenadora da CAV. 

Racismo e LGBTfobia - Desenvolver medidas que possam inviabilizar a manutenção das práticas de racismo ou LGBTfobia na Universidade é uma tarefa de todas as unidades e subunidades que compõem o ambiente acadêmico. Na UFPA, há, em vigor, uma resolução que ampara estudantes vítimas de agressões e/ou violências ligadas a esses dois tipos de crime. No Brasil, o racismo e a LGBTfobia são considerados delitos inafiançáveis e imprescritíveis, passíveis de punição de um a três anos de prisão, prevista na Lei n° 7.716/89.  

Serviços:

Roda de Conversa “Racismo e LGBTFOBIA na UFPA”

Data: 18 de outubro de 2022

Horário: A partir das 14h

Inscrições: Acesse aqui 

Oportunidades: 50 vagas

Local: Auditório Vivaldo Reis, do NTPC (prédio I), próximo ao Portão 2 do Campus do Guamá.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página