Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o 4º Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher” - Meninas na Ciência

• Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2022, 17h57

SBPC Meninas na Ciencia 2022

Em sua 4a edição, o Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher” - Meninas na Ciência será dedicado este ano às estudantes do Ensino Médio e Graduação com notório talento para uma carreira científica promissora. As indicações das estudantes devem ser feitas pelas Pró-Reitorias de Graduação e Pesquisa, Secretarias de Educação, Escolas e organizadores de olimpíadas e feiras científicas de âmbito nacional até o dia 31 de outubro.

Na Universidade Federal do Pará, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) fará uma seleção para definição das estudantes indicadas. As estudantes podem se inscrever até o dia 25 de outubro, enviando, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., os seguintes documentos: a) Minibiografia atualizada da candidata (até 500 caracteres, com espaço); b) Currículo da candidata atualizado na Plataforma Lattes; c) Carta de recomendação do(a) orientador(a) fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (até 2.000 caracteres, com espaço); d)  Projeto/atividade científica realizada, explicando a importância do projeto/atividade, seu desenvolvimento, os objetivos atingidos e sua relevância (máximo de 3 laudas); a documentação deverá enfatizar o que foi realizado pela própria estudante, identificando as atividades realizadas com ajuda do(a) orientador(a); e) Se a indicação for pelo desempenho destacado em atividades científicas – feiras, olimpíadas científicas, divulgação científica, etc. – a documentação deverá comprovar a participação e o desempenho na referida atividade.

Podem concorrer estudantes do ensino médio e da graduação, cujas pesquisas de iniciação científica desenvolvidas com a participação de um(a) orientador(a) demonstrem criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro. Também serão consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares.

Sobre o prêmio - Todo ano, desde 2019, a SBPC atribui um prêmio às cientistas mulheres, alternando a concessão do mesmo a cientistas de destaque e a jovens com notório talento para uma carreira científica promissora. Esta 4ª edição se dirige às “Meninas Cientistas” – estudantes do Ensino Médio e da Graduação.

Ao todo serão seis premiadas: três do Ensino Médio e três da Graduação – de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

O anúncio das premiadas será feito no dia 20 de janeiro de 2023. A cerimônia de outorga do prêmio às contempladas será realizada no dia 10 de fevereiro de 2023, durante o evento anual realizado pela SBPC, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal da SBPC no YouTube.

Em 2021, Ana Carolina Botelho Lucena, à época estudante da Escola de Aplicação da UFPA, recebeu menção honrosa pelo trabalho “A morte como testemunho da vida: família e escravidão nos testamentos do Centro de Memória da Amazônia”.

Para mais informações, confira o edital.

Texto: Ascom SBPC, adaptado por Ascom UFPA

Imagem: Ascom SBPC