Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA disponibiliza oportunidades para mestrado e doutorado de outubro a novembro
Início do conteúdo da página

UFPA disponibiliza oportunidades para mestrado e doutorado de outubro a novembro

  • Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2022, 12h04

PÓS GRADUAÇÃO PORTAL 2022

Diversos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) estão com inscrições abertas durante o mês de outubro. As oportunidades para mestrado e doutorado incluem as áreas das Linguagens, Ciências Humanas, Exatas e Naturais para o Campus Belém. Alguns dos programas ofertam vagas exclusivas para pessoas LGBTQIA+.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia dispõe de 25 vagas, divididas entre as Linhas de Pesquisa Comunicação, Cultura e Socialidades na Amazônia e Processos Comunicacionais e Midiatização na Amazônia. O programa também oferta vagas destinadas às políticas afirmativas, sendo 06 vagas para pessoas autodeclaradas pretas ou pardas; e 02, para pessoas indígenas; além de 02 vagas para pessoas com deficiência; e 04, em adesão ao Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativo (PADT). As inscrições ocorrem pela plataforma SIGAA. O PPGCom também está com inscrições para a sua turma de doutorado, porém estas seguem abertas até o dia 21 de outubro. 

Até o final do mês de outubro, outros programas que também encerram inscrições são: o Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas, que oferta 17 vagas para mestrado nas áreas de Diagnóstico e Diagnóstico Veterinário; o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, que dispõe de 24 vagas para mestrado; e 12, para o curso de doutorado, com inscrições até o dia 17 de outubro; o Programa de Pós-Graduação em Filosofia, com 36 vagas de mestrado ofertadas e período de inscrição encerrando dia 31 de outubro;  e o Programa de Pós-Graduação em Letras, com 47 vagas para mestrado, distribuídas entre ampla concorrência, 01 vaga para participantes do PADT e 14 vagas para membros de Comunidades Tradicionais, com inscrições até o dia 23. 

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) UFPA teve também inscrições prorrogadas até 17 de outubro. As informações e a retificação do edital podem ser consultadas diretamente no site.   

Até novembro - Já o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Patrimônio Cultural receberá candidatos até 3 de novembro, com a disponibilidade de 18 vagas para mestrado, distribuídas entre as Linhas de Pesquisa sobre Patrimônio e Sociedade e sobre Tecnologias do Patrimônio. Também com inscrições encerrando dia 3 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais dispõe de 21 vagas para mestrado, sendo 02 vagas destinadas para pessoas negras de pele preta ou pele parda, indígenas e quilombolas; 01 vaga para professores do ensino básico; 01 vaga para pessoas portadoras de deficiência e 14 vagas para doutorado, com as mesmas vagas voltadas para ações afirmativas. As inscrições para estes programas devem ser realizadas via SIGAA. O programa tem convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Amazônia Oriental) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), inscreve para turmas de mestrado e doutorado - turmas de 2023 - até 3 de novembro de 2022. Edital disponível aqui

Por fim, outro programa cujo prazo para inscrições termina no próximo mês de novembro é o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, que oferta 15 vagas para o curso de doutorado. O formulário de inscrição pode ser acessado pela plataforma SIGAA.

Vagas destinadas a pessoas LGBTQI+ - Dois programas dispõem de vagas exclusivas para pessoas que se declaram incluídas na sigla LGBTQI+. O primeiro é o Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia, que oferta 01 vaga para o curso de mestrado para a população transgênera, com inscrições disponíveis até o dia 12 de outubro, realizadas pelo SIGAA

Outro é o Programa de Pós-Graduação em Direito, que dispõe de 02 vagas para mestrado e 01 vaga para doutorado, destinadas exclusivamente para a população transgênera e LGBI+, lésbicas, gay, bissexuais, intersexo e outros. Entre as linhas de pesquisa disponíveis, encontra-se Constitucionalismo, Políticas Públicas e Direitos Humanos; Direitos Fundamentais: concretizações e garantias; Direitos Fundamentais e Meio Ambiente; Estudos Críticos do Direito; e Sistema Penal e Direitos Humanos. As inscrições encerram no dia 17 de outubro e devem ser realizadas via SIGAA.

Multicampi - Sediado no Campus Castanhal, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia oferta 10 vagas e inscreve até 14 de outubro. O curso de doutorado aborda as seguintes áreas temáticas: Anestesiologia Veterinária, Doenças Parasitárias de Importância para a Saúde Animal e Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Pública, Inspeção e Tecnologia de Produto de Origem Animal, Medicina da Conservação/Saúde Única, Microbiologia, Patologia, Zoonoses e Segurança Alimentar e Nutricional.

No Campus Bragança, o Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia dispõe de 22 vagas para o curso de mestrado, sendo 02 vagas reservadas a candidatos autodeclarados indígenas e quilombolas, ou pessoas com deficiência. As inscrições encerram no dia 26 de outubro e devem ser realizadas pelo SIGAA.

Fluxo contínuo - Quatro programas para o curso de doutorado seguem em fluxo contínuo de inscrições. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca oferta quatro vagas para o curso de doutorado, abertas até o dia de dezembro de 2022. Para participar, o candidato deve pagar a taxa de R$70, pelo site da Fadesp, com possibilidade de isenção para pessoas economicamente hipossuficientes. Para a Ecologia, há, ainda, outras 05 vagas para doutorado, ofertadas no Programa de Pós-Graduação em Ecologia, com inscrições que encerram no dia 19 de dezembro. 

Já o Programa de Pós-Graduação em Zoologia dispõe de 07 vagas para o curso de doutorado. Os interessados devem pagar a taxa de inscrição, no valor de R$100, pelo site da Fadesp até o dia 31 de janeiro de 2023. Por sua vez, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos dispõe de 24 vagas para o curso de doutorado, sendo 04 vagas reservadas a pessoas negras de pele parda ou pele preta, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Os interessados podem se inscrever até o dia 2 de dezembro de 2022. Todas as inscrições devem ser realizadas na plataforma SIGAA.

Inscrições nos próximos dias - Quatro programas que iniciam inscrições para mestrado ainda no mês de outubro são: o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, dia 8 de outubro; o Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, dia 17 de outubro; o Programa de Pós-Graduação em Administração, dia 15 de outubro; e o Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, dia 10 de outubro.

 

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Foto: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página