Página inicial > Ultimas Notícias > Auto do Círio percorre as ruas da Cidade Velha celebrando a arte e a cultura

Auto do Círio percorre as ruas da Cidade Velha celebrando a arte e a cultura

• Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2022, 13h59

Auto do Cirio 2022 Foto Alexandre de Moraes 1

Em sua 28a edição, o Auto do Círio voltou a percorrer as ruas do bairro da Cidade Velha, em Belém, no Pará, na última sexta-feira, 7 de outubro, após dois anos de realização virtual em decorrência da pandemia de covid-19. O cortejo, caracterizado pela multiplicidade de performances artísticas, é um programa de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA) que homenageia a devoção popular a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, sempre na sexta-feira que antecede a procissão do Círio de Nazaré.

Auto do Cirio 2022 Foto Alexandre de Moraes 2A partir do tema “Agradecer, bendizer e celebrar”, dezenas de artistas performaram personagens que fazem parte dos imaginários e das realidades amazônicas, representando defensores das florestas e dos rios, entidades e santos de várias religiosidades e espiritualidades, tendo como centro da narrativa a devoção a Nossa Senhora de Nazaré.

O cortejo foi prestigiado pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues,o vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, o Pró-Reitor de Extensão, Nelson de Souza Júnior, entre outras autoridades da administração superior da UFPA, vereadores e deputados, além de professores, estudantes e técnicos da comunidade acadêmica e a população em geral.

Auto do Cirio 2022 Foto Alexandre de Moraes 3Para Emmanuel Tourinho, “O Auto do Círio exalta o valor da arte e da cultura amazônicas. É um encontro da UFPA com o povo, nas ruas de Belém, em um período de especial significado para toda a população paraense. A participação popular em um cortejo artístico promovido pela Universidade mostra o quanto nossa cultura pulsa e resiste”, celebrou o reitor.

Novo percurso - Este ano, a principal novidade do Auto do Círio foi o percurso envolvendo outros espaços do Centro Histórico de Belém. A concentração e a chamada Arrumação, ponto de saída do cortejo, foi em frente à fonte da Casa das Onze Janelas. Ao som de cânticos e ritmos regionais que fazem referência à devoção popular a Nossa Senhora de Nazaré, aconteceram as primeiras performances na rua.

Auto do Cirio 2022 Foto Alexandre de Moraes 4O cortejo seguiu pela praça Dom Frei Caetano Brandão, onde alguns metros depois, em frente à Catedral Metropolitana de Belém, houve a chamada Exortação, com mais músicas, danças e performances teatrais. Na sequência, em frente ao Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), os artistas também ocuparam as janelas da fachada do prédio histórico, no momento do cortejo dedicado à Coroação de Nossa Senhora de Nazaré. O último ponto de parada do percurso foi na Praça Felipe Patroni, onde ocorreu a chamada Ascensão do Manto, culminância do espetáculo.

Auto do Cirio 2022 Foto Alexandre de Moraes 5O coordenador do Auto do Círio desde 2015 é o professor Tarik Coelho, que avalia como muito positivo o retorno do cortejo às ruas, com novo trajeto que permitiu um melhor fluxo do espetáculo: “Nos deixou bastante emocionados rever toda a sociedade, toda a comunidade artística reunida para fazer essa homenagem à Nossa Senhora e ver o quanto a cidade acolhe o Auto do Círio”.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA