Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programas de Pós-Graduação da UFPA promovem o lançamento da obra “Infâncias e Culturas da Amazônia”
Início do conteúdo da página

Programas de Pós-Graduação da UFPA promovem o lançamento da obra “Infâncias e Culturas da Amazônia”

  • Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2022, 09h11

Portal 2022 30

A Faculdade de Dança (Fadan), do Campus Universitário de Castanhal, por meio do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia, vai realizar um evento para celebrar o lançamento do livro Infâncias e Culturas da Amazônia. A obra reflete sobre os saberes e as práticas oriundos da relação que a criança estabelece, como seu convívio social, cultural e político.  O lançamento ocorrerá nesta sexta, 14 de outubro, a partir das 15h, na Associação Carnavalesca Bole-Bole

O trabalho desenvolvido pelos programas faz uma análise sobre diversas manifestações culturais em vários municípios da região amazônica e o que elas contribuem para o processo de desenvolvimento da criança amazônida. Entre as manifestações, está o Pássaro Junino do Grupo Caboclo Lino Pardo, da Escola de Samba Bole-Bole, de Belém/PA; o Cordão da Bicharada, de Cametá/PA; a quadrilha Roceiros da Colônia, de Marituba/PA; o Boi de Máscara, de São Caetano de Odivelas/PA; o Grupo Folclórico “Os Pretinhos”, de Santarém/PA; a Marujada de São Benedito, também de Bragança; e o Marabaixo da Associação Cultural Marabaixo do Laguinho, de Macapá/AP. 

Segundo a professora Simei Andrade, uma das organizadoras da obra, tratar dessa temática é pôr a criança em uma posição de “ator social”, tal como um sujeito que protagoniza as suas práticas culturais. "As crianças estão inseridas nas culturas populares e merecem ter visibilidade, por isso a obra vai mostrar a importância de suas participações ativas nas várias manifestações que existem na Amazônia”, afirma a professora.

A construção do livro foi resultado de um levantamento feito de indicações obtidas por meio de pesquisadores da Amazônia (graduandos e pós-graduandos) que já estudavam as manifestações populares envolvendo a interação com as crianças, sendo elas: quadrilha, boi-bumbá, carnaval e pássaro junino. 

“Este livro traz uma proposta de como os professores e pesquisadores precisam se voltar às práticas que as crianças estão desenvolvendo nos seus espaços, seja na escola, seja na sua comunidade, seja no seu interior, uma vez que elas estão em muitos espaços geográficos. Por isso cabe a nós, como educadores, trazer essas culturas populares ao ambiente escolar, para que as vivências dessas crianças também façam parte e estejam presentes na matriz curricular da escola”, assegura Simei Andrade.

Exposição fotográfica - As pessoas que comparecerem ao lançamento terão a oportunidade de apreciar a Exposição fotográfica “Carnaval e Infância: a espetacularidade da criança-brincante na cena carnavalesca em Belém do Pará”, que faz parte da pesquisa de pós-doutorado da professora Simei. O intuito da mostra é possibilitar uma compreensão sobre como as crianças se estabelecem no contexto das culturas populares, sobretudo do carnaval, algo que conversa com a temática abordada no livro. 

“A exposição é para mostrar que as crianças se movimentam na festa popular do carnaval. As imagens não foram tiradas de maneira performática, elas foram tiradas à medida que as crianças iam se apresentando e isso mostra como elas se comportam nesse tipo de manifestação cultural”, acrescenta a responsável pela exposição.

 

Serviço:

Data: 14 de outubro de 2022

Horário: A partir das 15h

Local: Sede da Associação Carnavalesca Bole-Bole.

Após o lançamento, o lirvo estará disponível para aquisição no site da Editora CRV

 

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Imagem: Capa do Livro

registrado em:
Fim do conteúdo da página