Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Referência regional: Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza completa 29 anos de fundação
Início do conteúdo da página

Referência regional: Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza completa 29 anos de fundação

  • Publicado: Terça, 18 de Outubro de 2022, 14h46

Bettina 29anos

Referência paraense em Otorrinolaringologia e Oftalmologia e desenvolvimento e crescimento infantil, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS-UFPA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde 2015, completa 29 anos de fundação nesta terça-feira (18). 

O Hospital Bettina Ferro, além de atuar com excelência na formação acadêmica de profissionais de saúde à sociedade, é pioneiro regional no atendimento à população, via SUS, com os serviços de implante coclear e procedimento de crosslink. Por meio desse implante, o usuário com indicação e deficiência auditiva profunda pode dispor de um dispositivo interno de alta complexidade tecnológica que reabilita a audição. Já o crosslink é um procedimento de fortalecimento do tecido da córnea, que evita a progressão do ceratocone, doença ocular rara que causa a curvatura e o afinamento na córnea do olho humano. Ademais, o procedimento é indolor ao paciente. 

O pioneirismo do HU Bettina Ferro também é presente no tratamento de doenças raras que afetam o desenvolvimento motor das crianças, como a Atrofia Muscular Espinhal (AME), enfermidade genética e sem cura. O HU dispõe, via SUS, do Spinraza, tratamento feito pelo uso do medicamento Nusinersena, que apresenta resultados positivos contra a doença, especialmente em relação ao desempenho motor do paciente.  

O medicamento é aplicado no líquido que circunda a medula por uma punção com agulha nas costas. Por meio do tratamento, os pacientes podem apresentar melhoras no desempenho motor, obter evolução no controle da cabeça, na capacidade de sentar-se, de ficar em pé e ter a redução do risco de morte, ou seja, essa intervenção traz uma possibilidade de desaceleração da doença.  

Este procedimento é uma evolução na saúde dos pacientes com AME. Temos o caso de uma mãe que tem um filho que está em tratamento e apresenta uma evolução satisfatória. Ele já está no quinto ano de vida. Os pais relatam que parece um milagre”, celebra a psicóloga da Unidade de Assistência à Saúde da Criança e do Adolescente do HU Bettina (Uasca-HUBFS), doutora Rose Daise Nascimento. A Uasca é um serviço de alta complexidade no tratamento de doenças raras e possui uma equidade multidisciplinar composta por endocrinologia, pediatria, neuropediatria, fisioterapia, psicologia, neuropsicologia, geneticista, ortopedia e psiquiatria. 

Bettina Ferro – O nome da instituição hospitalar homenageia a médica paraense que foi a primeira presidente mulher da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e teve importante participação na área da saúde pública no estado, atuando por muitos anos na Santa Casa de Misericórdia do Pará. Bettina Ferro de Souza participou do projeto de criação do hospital universitário, mas faleceu no ano de sua construção, em 1993. 

Texto: Victor Hudson – Jornalista CHU-UFPA/EBSERH
Foto: Arquivo Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página