Página inicial > Ultimas Notícias > Administração superior da UFPA valida revisão dos indicadores e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI

• Publicado: Terça, 15 de Novembro de 2022, 17h04

02.11.2022 Avaliacao Estrategica Foto Alexandre de Moraes 1

Na tarde da terça-feira, 1o de novembro, os gestores da administração superior da Universidade Federal do Pará participaram da Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE) do Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2025 (PDI 2016-2025). A pauta foi a validação da revisão dos indicadores e das metas previstos no Plano para alcance dos objetivos estratégicos da instituição. A revisão foi necessária para atualização de métricas considerando o cenário dos últimos anos.

02.11.2022 Avaliacao Estrategica Foto Alexandre de Moraes 2O encontro foi organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), com a condução feita pela pró-reitora da Proplan, Cristina Yoshino, contando com a participação do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva; da pró-reitora de Ensino de Graduação, Marília Ferreira; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio; do pró-reitor de Extensão, Nelson Souza; do pró-reitor de Relações Internacionais, Edmar Costa; do pró-reitor de Administração, Raimundo Almeida; do pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana; do prefeito Multicampi, Eliomar Azevedo; do superintendente de Assistência Estudantil, Ronaldo Araújo; do diretor do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação, Marco Aurélio Capela; e da diretora da Assessoria de Comunicação Institucional, Suzana Lopes. Também acompanharam as discussões alguns gestores de diretorias administrativas.

Atualização - Passados os primeiros cinco anos do PDI 2016-2025, as unidades responsáveis pelo monitoramento dos indicadores do Plano fizeram a revisão das métricas previstas e estabeleceram metas anuais até 2025. Em alguns casos, foi proposta a exclusão ou a reformulação de indicadores a fim de melhor mensurar os resultados das ações institucionais. Em outros casos, foi necessário ajustar apenas a fórmula de cálculo de indicadores e rever metas, considerando a avaliação do desempenho da universidade no primeiro quinquênio.

02.11.2022 Avaliacao Estrategica Foto Alexandre de Moraes 3A pró-reitora Cristina Yoshino apresentou todos os indicadores revisados, explicitando, quando era o caso, ajustes ou atualizações. Após as discussões, ela elencou também o portfólio de iniciativas estratégicas a serem desenvolvidas e acompanhadas para o alcance dos resultados esperados. Ao final, agradeceu a participação de todos e as contribuições apontadas pelos gestores presentes, que serão incorporadas e atualizadas no PDI.

02.11.2022 Avaliacao Estrategica Foto Alexandre de Moraes 4O reitor Emmanuel Tourinho parabenizou a equipe da Proplan e destacou a importância do trabalho de planejamento e acompanhamento do desempenho institucional liderado pela Pró-Reitoria: “É importante destacar que a universidade tem avançado muito na área de planejamento e gestão, o que tem possibilitado também o avanço nas áreas acadêmicas e o alcance de resultados extraordinários em avaliações nacionais e internacionais, apesar das dificuldades. Precisamos ampliar essa cultura de planejamento para que se estenda a todas as estruturas da universidade”.

Os próximos passos envolvem o alinhamento das iniciativas estratégicas aos indicadores, a aprovação final dos indicadores e das metas pelo Comitê de Governança da UFPA e a publicação do PDI 2016-2025 atualizado para amplo conhecimento público.

Sobre o PDI - Ao todo, o PDI 2016-2025 contém 20 objetivos estratégicos contemplando dimensões da gestão social, acadêmica, administrativa, orçamentário-financeira, de pessoas e de infraestrutura e TI da UFPA. Para cada objetivo, há pelo menos um indicador, que é monitorado por uma unidade administrativa para o alcance das metas projetadas. Para a obtenção dos resultados, as unidades desenvolvem iniciativas estratégicas, que podem ser programas, projetos, planos e ações.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA