Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Grande público celebra o centenário de José Saramago em concerto realizado pela UFPA no Theatro da Paz
Início do conteúdo da página

Grande público celebra o centenário de José Saramago em concerto realizado pela UFPA no Theatro da Paz

  • Publicado: Domingo, 20 de Novembro de 2022, 10h54

16.11.2022 Concerto Saramago Octavio Cardoso Portal 1

No dia 16 de novembro de 2022, José Saramago completaria 100 anos. Há um ano, diversas programações são realizadas em todo o mundo para manter vivos o pensamento e a obra do único escritor em Língua Portuguesa agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura. A Universidade Federal do Pará promoveu uma série de atividades que integraram a programação oficial do Centenário de José Saramago, com o apoio da Fundação José Saramago. As comemorações encerraram na última quarta-feira, 16 de novembro, com o Concerto da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP), da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), regida pelo maestro Miguel Campos Neto, no Theatro da Paz, em Belém.

O concerto contou com as participações da solista Dione Colares, professora da EMUFPA, e do Coro Universitário da UFPA (Coruní), regido pela professora Cristina Owtake, da Faculdade de Música da UFPA. Além da Fundação José Saramago, apoiaram o espetáculo a Embaixada de Portugal no Brasil, o Vice-Consulado de Portugal em Belém, o Camões - Instituto da Cooperação da Cultura e a Língua de Portugal, por meio da Cátedra João Lúcio de Azevedo (Camões, I.P. | UFPA), e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

16.11.2022 Concerto Saramago Octavio Cardoso Portal 2O espetáculo iniciou com a exibição de uma mensagem de Pilar del Río, presidenta da Fundação José Saramago, filmada em Lanzarote, na biblioteca do escritor, onde, segundo Pilar, “antes de começar a trabalhar, José Saramago conectava seu equipamento de som e colocava os melhores concertos dos melhores autores de todos os tempos“.

Em vídeo, também na abertura do concerto, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, exaltou o humanismo de José Saramago e destacou: “Para a Universidade Federal do Pará, é uma honra e uma grande alegria homenagear Saramago com este concerto que celebra o autor, a sua literatura, as suas lutas pelo direito à vida com dignidade e com justiça. É muito significativo que estejamos festejando Saramago neste momento em que a sociedade brasileira reafirma a sua vocação para a democracia e para a paz, para a tolerância e para a valorização da sua diversidade. No longo percurso que ainda temos pela frente, até nos tornarmos uma nação fraterna e solidária, Saramago permanecerá uma grande inspiração, com a sua palavra, com as inquietações que provoca e que não nos deixam acomodar”.

16.11.2022 Concerto Saramago Octavio Cardoso Portal 3Com entrada franca, o espetáculo reuniu grande público, que lotou o Theatro da Paz e aclamou os artistas a cada obra executada. Entre as autoridades, estiveram presentes o reitor Emmanuel Zagury Tourinho; a vice-cônsul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro; o secretário-adjunto de Cultura do Pará, Júnior Soares, representando o Governo do Estado; o secretário municipal de Cultura, Michel Pinho; a deputada federal Vivi Reis; o diretor do Grêmio Literário e Recreativo Português, Joaquim João; o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil/Pará, Sebastião Reginaldo Ferreira; a presidente do Centro Loriguense de Belém, Anésia Meira de Macedo; a coordenadora geral do Banco do Povo, Georgina Tolosa Galvão; e o diretor do Theatro da Paz, Daniel Araújo. Também estiveram presentes membros da Administração Superior, gestores, professores(as), técnicos(as) e estudantes da UFPA.

16.11.2022 Concerto Saramago Octavio Cardoso Portal 4Repertório celebrativo - O repertório selecionado foi inspirado no pensamento crítico e humanista de José Saramago, reunindo obras portuguesas, brasileiras e regionais. Entre as portuguesas, foram performadas as obras Fandango da Suite Alentejana (1919), de Luiz de Freitas Branco; Noturno (1930), de António Fragoso; e Grândola, Vila Morena (1964), de José Afonso, com arranjo de Cibelle J. Donza e participação do Coruní.

16.11.2022 Concerto Saramago Octavio Cardoso Portal 5

Clássicos do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, como Melodia Sentimental e Epílogo da Floresta do Amazonas (1958), foram executados pela OSAP, com a participação da solista Dione Colares. A conhecida Protofonia da ópera O Guarani (1871), de Antônio Carlos Gomes, também compôs o repertório, com Mourão (1970), de César Guerra-Peixe e Clóvis Pereira, com arranjo de Mateus Araújo, e composições do paraense Waldemar Henrique, cantadas também pela solista Dione Colares: Uirapuru (1934), com arranjo de Mateus Araújo, e Boi-Bumbá (1934), com arranjo de Agostinho Fonseca Jr.

16.11.2022 Concerto Saramago Octavio Cardoso Portal 6Na finalização do espetáculo, as canções "Apesar de você" (1970) e "Vai passar" (1984), de Chico Buarque, com arranjos de Cibelle J. Donza e participação do Coruní, emocionaram e receberam grande aplauso da plateia.

Destacou-se ainda no repertório a estreia mundial da obra "A Viagem do Elefante" (2022), de Pierre Thilloy, composta especialmente para este concerto com título homônimo de um romance de Saramago. Acesse o programa completo.

16.11.2022 Concerto Saramago Octavio Cardoso Portal 8Artistas da Universidade - Todo espetáculo foi executado por artistas professores, estudantes e egressos da UFPA. Com 60 componentes, a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta da EMUFPA, fundada em 2011, é regida pelo maestro Miguel Campos Neto e pela maestra Cibelle Donza, ambos docentes da EMUFPA. Além dos clássicos, a OSAP dedica-se ao estudo e à performance da produção musical paraense.

Também professora da EMUFPA, a solista Dione Colares é soprano e possui extensa atividade artística, tendo interpretado diversos papéis de ópera, assim como participou de apresentações nacionais e internacionais junto ao compositor e pianista paraense Altino Pimenta.

16.11.2022 Concerto Saramago Octavio Cardoso Portal 7O Coro Universitário da UFPA, por sua vez, foi criado em 2015 a partir de um projeto da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPA). Hoje tem mais de 50 componentes, entre alunos do curso de Licenciatura em Música, de outros cursos de graduação e de pós-graduação, técnicos de diversos setores da Universidade e pessoas externas, sob a regência da maestra Cristina Mami Owtake, docente da Faculdade de Música da UFPA. O Coruní já se apresentou em vários municípios paraenses e em outros estados brasileiros.

Centenário - Em agosto deste ano, também em homenagem ao escritor, a UFPA realizou Colóquio “José Saramago: palavra, pensamento, ação”, com a presença da presidenta da Fundação José Saramago, Pilar del Río. Na ocasião, a Editora da UFPA (ed.ufpa) lançou o livro Literatura e Compromisso: Textos de Doutrina Literária e de Intervenção Social, em coedição com a Fundação José Saramago, com seleção, introdução e notas de Carlos Reis. Em setembro, durante a 25a Feira Pan-Amazônica do Livro, o escritor também foi homenageado no estande da ed.ufpa.

No hotsite centenariosaramago.ufpa.br, é possível encontrar, entre outros conteúdos, detalhes dos eventos comemorativos do centenário na UFPA e o histórico dos diálogos estabelecidos pela Universidade com a Fundação José Saramago.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Octavio Cardoso - Acervo da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página