Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Extensão Inclusiva Avançada (Proexia) chega ao Baixo Tocantins e apoiará 30 programas de extensão

• Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 10h13

Portal 2022

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), lançou, na última semana, um dos mais importantes, amplos e complexos editais de fomento à extensão universitária brasileira. A chamada do Programa de Extensão Inclusiva Avançada (Proexia) - Baixo Tocantins vai selecionar 30 propostas de programas de extensão para serem desenvolvidos nos Campi Universitários de Abaetetuba, Cametá e Tucuruí da UFPA. Pesquisadores desses campi podem se inscrever até o dia 14 de dezembro de 2022, por meio do Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (SISAE).

Um total de R$ 1.176.000,00 será investido na forma de apoio financeiro (custeio) e bolsas aos programas contemplados. Serão apoiadas dez propostas por campus para atender às demandas socioeconômicas e ambientais na mesorregião do Baixo Tocantins, em sete áreas temáticas: Cultura e Comunicação, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

07.112022 III Colóquio Mesorregional de Governança em Abaetetuba Foto Alexandre de Moraes 16O pró-reitor de Extensão, Nelson Souza, explica que o edital é fruto dos diálogos que vêm sendo estabelecidos com diferentes agentes sociais da região do Baixo Tocantins, que poderão interagir com os programas que serão apoiados pelo edital. “No último Colóquio Mesorregional de Governança do Baixo Tocantins, realizado este mês em Abaetetuba, consolidamos a criação da Rede de Desenvolvimento Territorial do Baixo Tocantins, a fim de fortalecer a interação entre a universidade e entes governamentais e sociais. Na ocasião, anunciamos também o lançamento do Proexia - Baixo Tocantins como um dos maiores investimentos já feitos pela Universidade para fomentar essas trocas e ações na mesorregião”, contextualizou o pró-reitor.

Segundo o reitor da UFPA, “O Programa de Extensão Inclusiva Avançada foi concebido para promover maior abrangência e impacto da extensão em comunidades que já interagem ou têm interesse em dialogar com a universidade. O edital voltado aos campi do Baixo Tocantins vai ao encontro também de uma política institucional para interiorização da extensão, iniciada primeiro com o lançamento de editais voltados para os dois campi da UFPA no Arquipélago do Marajó, nos municípios de Breves e Soure”. E complementa: “Queremos avançar ainda mais, conscientes de que a universidade, os governos e as comunidades, de modo integrado, têm mais condições de pensar e desenvolver ações que promovam um crescimento econômico acompanhado de melhoria de oportunidades e de qualidade de vida para a população”.

Além do novo Proexia - Baixo Tocantins, a UFPA realiza chamadas regulares dos programas Proexia - Marajó e Proexia - Emaús.

11.11.2022 Multicampi Arte em Abaetetuba Foto Alexandre de Moraes 21Elaboração das propostas - Com base nas normativas federais e da UFPA vigentes, a extensão universitária é “um conjunto de atividades acadêmicas, de caráter múltiplo e flexível, que se constitui num processo educativo, cultural e científico, articulado ao ensino e à pesquisa, de forma indissociável, que viabiliza, por meio de ações concretas e contínuas, a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade”.

Os programas de extensão são formados por projetos e outras ações de extensão, com caráter orgânico-institucional, que promovam a integração no território e/ou de grupos populacionais.

As propostas deverão ser apresentadas sob a forma de Programas de Extensão, com vinculação ao Projeto Pedagógico de Curso de Graduação das subunidades dos proponentes (Faculdades dos campi previstas no Edital). Os programas deverão envolver, em sua metodologia de trabalho, mais de uma Unidade Acadêmica da UFPA, podendo contemplar outras instituições públicas ou privadas. No Anexo III do edital, constam diretrizes e um roteiro para elaboração das propostas.

Cronograma - O resultado final da avaliação das propostas está previsto para ser divulgado em janeiro de 2023 e a implementação dos programas (com início da vigência das bolsas) já iniciará em fevereiro de 2023.

Edital do Programa de Extensão Inclusiva Avançada (Proexia) - Baixo Tocantins

Período de inscrições: de 17 de novembro a 14 de dezembro de 2022.

Acesso  sistema de inscrição SISAE.

Acesse o edital.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Fotos: Alexandre de Moraes