Página inicial > Ultimas Notícias > Encontro promovido pela Proplan orienta unidades para elaboração do Relatório Anual de Atividades 2022

• Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 12h23

Relatorio gestao

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFPA, em parceria com a Diretoria de Capacitação (Capacit/Progep) realizou, na última segunda-feira, 21 de novembro, o XI Encontro sobre o Relatório de Gestão da UFPA. Participaram representantes de unidades acadêmicas e administrativas de todos os campi da universidade, que receberam orientações para a elaboração do Relatório Anual de Atividades 2022.

Na abertura, foi exibida uma mensagem do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, em que ressaltou a importância dos relatórios de prestação de contas para os órgãos de controle e para a sociedade de modo geral: “Hoje há uma preocupação cada vez maior dos órgãos de controle de compreender o que a universidade realiza. Portanto, precisamos apresentar as informações que sejam mais relevantes sobre o nosso desempenho, por isso também é fundamental que sejamos capazes de informar com muita precisão e correção todas as nossas realizações”. E complementa: “Nós fazemos muito mais do que usualmente a sociedade consegue perceber e o modo de tornarmos o nosso trabalho mais compreendido é justamente prestando informações muito qualificadas sobre ele”.

A pró-reitora da Proplan, Cristina Yoshino agradeceu o trabalho integrado da equipe da Proplan junto às unidades para ampliar a cultura do planejamento e aperfeiçoar a elaboração de relatórios que façam a prestação de contas da instituição ao passo que também subsidiem o trabalho de gestão.

Orientações - Por meio de cinco apresentações, servidores de diversas diretorias da Proplan explicaram o passo a passo da elaboração do Relatório Anual de Atividades das unidades e sua conexão com outros instrumentos de planejamento utilizados na instituição.

A diretora de Informações Institucionais, Jaciane do Carmo Ribeiro, apresentou o conceito de relato integrado, formato de relatório adotado desde 2018 pela UFPA, por orientação do Tribunal de Contas da União (TCU), em que são mostradas informações relativas às atividades da universidade de modo sintético e didático para melhor compreensão e interesse da sociedade em geral, não apenas dos órgãos de controle.

Jaciane Ribeiro ainda expôs pontos importantes do Relatório de Gestão 2021 (RG) da UFPA, destacando que é fundamental que as unidades forneçam dados e evidências dos seus resultados nos relatórios anuais para subsidiar o RG. Apresentou, por fim, datas importantes, como o prazo para entrega do RAA pelas unidades, a saber: 31 de janeiro de 2023. Esse prazo é imprescindível para que a Proplan consolide o Relatório de Gestão da UFPA e o mesmo seja apreciado pelo Conselho Superior de Administração (Consad) para, então, ser publicado e amplamente divulgado até o dia 31 de março.

Para orientar a elaboração dos relatórios, a Proplan disponibilizou um guia com o passo a passo e a estrutura básica do relatório, que foram apresentados pelo servidor Arthur Lima Sampaio de Souza (DINFI/Proplan). Ele destacou principalmente as novidades do guia para 2022 e as melhorias realizadas no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão (SINPEG).

Planejamento - A servidora Sara Patrício Martins, da Coordenadoria de Modernização Administrativa da Proplan falou sobre a relação entre o Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) e o Relatório Anual de Atividades. Sara explicou que será a partir do planejamento previsto pelas unidades e dos indicadores de acompanhamento de desempenho desenhados no plano, que os setores farão o cadastro e a análise dos resultados no SINPEG.

Já o servidor Thiago Lobo Rodrigues, coordenador de Planejamento Orçamentário (DIPLAN/Proplan), orientou como analisar a eficiência, a eficácia e a efetividade da execução dos recursos financeiros das unidades com base nos indicadores, metas e orçamentos previstos. A Proplan disponibilizará as planilhas de relatórios financeiros de cada unidade no SINPEG a partir do dia 16 de janeiro de 2023, com base nas informações do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI).

Acompanhamento e Avaliação - A última palestra do Encontro foi ministrada pela professora Lúcia Harada, diretora de Avaliação Institucional. Ela mostrou a articulação dos RAA com o Plano de Desenvolvimento Institucional e com as metodologias de acompanhamento e avaliação do desempenho, em especial as Reuniões de Avaliação Estratégica (RAE), que discutem os resultados dos indicadores do PDI, e as Reuniões de Avaliação Tática (RAT), realizadas pelas unidades para acompanhamento de indicadores táticos previstos em seus PDU.

Lúcia Harada ainda enfatizou que todo o trabalho de acompanhamento e promoção de uma cultura de planejamento na instituição visam qualificar a avaliação de desempenho e dos resultados das unidades. Destacou também a Importância dos registros e divulgações dos resultados de maneira que seja possível demonstrar as evidências nos relatórios das unidades e da universidade como um todo.

Acesse as apresentações do evento:
Relatório de Gestão: relato dos resultados institucionais
O PDU como orientador do processo de elaboração do Relatório Anual de Atividades
Guia de elaboração do Relatório Anual de Atividades e conformidades
Gestão Orçamentária e Financeira