Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Ciências Biológicas da UFPA tem professora agraciada pelo Programa para Mulheres da Ciência, da L'Oréal Brasil

• Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 11h22

Portal 2022 6

Professora na UFPA, vinculada ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Grazielle Sales Teodoro foi uma das selecionadas da edição 2022 do Programa para Mulheres da Ciência,  uma parceria da L'Oréal Brasil, Unesco-Brasil e Academia Brasileira de Ciências. O Projeto “Efeito da intrusão salina e aumento da salinidade devido às mudanças climáticas em plantas de florestas inundáveis e manguezais na região amazônica”, de sua autoria, foi premiado na categoria Ciências da Vida.

O Prêmio para Mulheres na Ciência seleciona anualmente, em 2022, na sua 17ª edição, sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática para receber uma bolsa de R$ 50 mil para investir em suas pesquisas. Grazielle Sales foi uma delas.

“Fiquei muito feliz em receber o prêmio, principalmente diante do cenário de cortes de recursos para a educação e ciência que estamos vivendo em nosso país. Além disso, poder representar mulheres cientistas e incentivar jovens cientistas é uma honra. É fundamental aumentar a participação feminina na ciência. Com isso, teremos uma maior visibilidade e conseguiremos lutar por nossas pautas buscando uma desconstrução de preconceitos em relação à participação das mulheres na ciência”, afirma a pesquisadora.

A UFPA já teve outras pesquisadoras agraciadas com a premiação. Há um comitê de avaliação dos projetos e currículos das candidatas. A proposta de trabalho da professora Grazielle envolve mudanças climáticas e o futuro dos ecossistemas amazônicos. A questão central do projeto é avaliar como a intrusão de água salina e o aumento da salinidade decorrente das mudanças climáticas afetará as plantas nas Florestas de Várzea (ambiente de água doce) e nos Manguezais Amazônicos.

WhatsApp Image 2022 12 06 at 11.13.56Meio ambiente - Nas pesquisas que realiza, a professora busca entender como as plantas utilizam os recursos que são necessários para o seu funcionamento, como água e nutrientes, e como elas respondem às variações nesses recursos e nas condições ambientais devido às mudanças climáticas e alterações no ambiente. “Com essas informações, conseguimos saber os riscos de mortalidade das espécies, como as plantas afetam o ambiente, e predizer o futuro dos nossos ecossistemas”, explica. Segundo ela, “predizer o funcionamento dos nossos ecossistemas é muito importante, uma vez que nossos ambientes naturais (floresta, cerrado, campo...) prestam inúmeros serviços ambientais essenciais para o nosso bem-estar e qualidade de vida, como a regulação do clima, a manutenção da qualidade/quantidade de água, a proteção contra desastres naturais e muitos outros”.

“Acredito que tentaram selecionar candidatas da maior parte das regiões do Brasil e incluir mães cientistas (que é o meu caso)”, revela. “A bolsa terá um impacto muito positivo no meu trabalho como professora e pesquisadora na UFPA, no qual poderei desenvolver o projeto de pesquisa que espero que resulte em excelentes publicações e em dissertação e/ou tese dos meus alunos”, complementa. A professora espera um importante impacto na linha de pesquisa em que atua, na expectativa de que a bolsa contribua para a capacitação de cientistas especializados em Ecologia e Ecofisiologia vegetal na Região Norte do país.

Valorização -  A noite da premiação ocorreu no dia 30 de novembro de 2022. O evento teve a participação das mulheres na ciência com extrema valorização. “Nossos projetos foram apresentados, mostrando o quanto contribuem para o avanço do conhecimento nas diversas áreas de Ciências da Vida, Física, Química e Matemática”, relembra Grazielle Teodoro, que é bióloga, formada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), com Mestrado em Ecologia Aplicada, pela UFLA, e Doutorado em Biologia Vegetal, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da UFPA desde 2016, é orientadora em dois cursos de pós-graduação, sendo eles o Programa de Pós-Graduação em Ecologia (UFPA e Embrapa) e em Botânica Tropical (MPEG e UFRA).

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA

Fotos: Divulgação L’oreal Brasil