Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA realiza confraternização com servidoras(es)

UFPA realiza confraternização com servidoras(es)

• Publicado: Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 10h03

Natalprogep

Para agradecer às(aos) servidoras(es) que constroem no cotidiano a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) - por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho - promoveu, na última sexta-feira (16), o Natal dos Servidores. O evento, que é realizado desde 2017, reuniu os convidados no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no Campus Guamá.

Voltada para a valorização dos servidores ativos e aposentados da Instituição, a ação teve como objetivo proporcionar momentos de integração e descontração de membros da comunidade que, por meio de seus trabalhos, contribuem para que a UFPA seja referência em ensino, pesquisa, extensão e gestão no país.

IMG 5079A cerimônia de abertura contou com as presenças do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; do pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana; e da diretora de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), Bárbara Troeira. À plateia, eles falaram sobre os desafios vencidos no ano que finda e as expectativas para 2023.

Gratidão - “O Natal é o período em que resgatamos as nossas boas lembranças, as ações e as vitórias conquistadas. É também um momento de refletir e aprender com o que não funcionou, por isso hoje agradecemos a cada um e uma de vocês que compõem essa grande família que é a comunidade da Universidade Federal do Pará.  Vimos aqui para celebrar mais um ano de trabalho árduo pela educação e pelo desenvolvimento da pesquisa e do conhecimento em nossa região”, ressaltou Bárbara Troeira.

IMG 5449Após dois anos de enfrentamento à pandemia de covid-19, a UFPA consolidou em 2022 a retomada de suas atividades presenciais. O desafio foi lembrado pelo pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana. “É uma alegria chegar aqui e poder comemorar, especialmente, diante de mais um ano tão difícil e com tantos desafios, marcado pelo retorno definitivo das atividades presenciais, por inúmeras mudanças de procedimento, implementação do SIPAC eletrônico e tantas outras questões tratadas no nosso dia a dia”, lembrou. “Apesar das dificuldades e limitações orçamentárias, a gente chegou até aqui e somos vitoriosos. O reconhecimento que a UFPA tem hoje só é possível graças à competência de nossos(as) servidores(as), que não medem esforços em trabalhar em prol da nossa instituição. Não fosse essa competência, estaríamos em uma situação muito complicada”, avaliou Ícaro Pastana em tom de agradecimento.

IMG 5061Valorização - Em seu pronunciamento, o reitor Emmanuel Tourinho também fez questão de destacar o valor do trabalho dos(as) técnicos(as)-administrativos(as) e docentes para a Universidade. Ele lembrou que, mais que referência em pesquisa na Região Norte, a UFPA figura, hoje, entre as maiores instituições de ensino público do país e em crescente projeção internacional: resultados que só puderam ser alcançados com um excelente desempenho administrativo e acadêmico.

“Em 2022, continuamos colecionando resultados muito positivos. Somos uma instituição que realiza muito em todas as suas áreas de atuação, e isso acontece graças ao trabalho de cada uma e cada um de vocês. Muitas vezes aquilo que a universidade consegue realizar tem maior visibilidade por meio dos resultados acadêmicos, como as  notas dos cursos, avaliações das pós-graduações, produção científica. Mas é preciso dizer que esse sucesso só é possível porque contamos com um trabalho excepcional de gestão da universidade em todos os espaços. Os resultados da Universidade são de todas as pessoas que, no dia a dia, fazem a instituição e por isso somos muito gratos a cada uma e a cada um de vocês”, disse o reitor.

Em clima de confraternização, Emmanuel Tourinho deixou sua mensagem de Boas-Festas. “Celebramos no Natal uma mensagem que é de solidariedade, de valorização da vida e respeito às pessoas, de combate à discriminação, à desigualdade e à pobreza. Por isso renovamos, neste momento, a nossa esperança de que 2023 seja um ano em que todas as pessoas possam viver com dignidade, tendo acesso à educação, podendo se alimentar, compartilhando uma convivência fraterna. E que a nossa universidade, assim como todas as demais, possa, de muitos modos, contribuir com essa mudança em nossa sociedade”, saudou.

IMG 5375Programação – A programação montada pela DSQV/Progep contou com as apresentações do Coral Flor de Lótus, do Coral Universitário (Coruní) e do Grupo musical Clube do Camelo. Nesta edição, o evento contou com a presença do Papai Noel, que distribuiu brindes em formato de sorteio aos(às) servidores(as) presentes. O evento foi encerrado com a realização de um coquetel integrativo.

Texto: Edmê Gomes – Ascom UFPA
Fotos: Rebeca Amaral