Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Aplicação da UFPA abre seleção para ingresso de estudantes em 2023

Escola de Aplicação da UFPA abre seleção para ingresso de estudantes em 2023

• Publicado: Segunda, 02 de Janeiro de 2023, 14h42

processo seletivo eaufpa

A Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) divulgou o edital de abertura das inscrições para o processo seletivo de candidatos(as) ao ingresso na EAUFPA no ano letivo de 2023. No total, são disponibilizadas 109 vagas imediatas para turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de mais 100 vagas para o cadastro reserva. As inscrições serão realizadas no período de 6 a 16 de janeiro, no site da Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA). A seleção será feita por meio de sorteio público on-line previsto para ser realizado no dia 27 de janeiro.

A Escola de Aplicação da UFPA é uma escola pública responsável pela oferta de Educação Infantil, Ensino Fundamental de nove anos, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Para participar do processo seletivo de ingresso na EAUFPA, o(a) candidato(a) deverá estar de acordo com as regras dispostas no edital da seleção.

Para o ano letivo de 2023, são ofertadas 10 vagas para o Pré I e 10 vagas para o Pré II, na Educação Infantil. Para as turmas de Ensino Fundamental são 5 vagas para o 1º Ano, 3 vagas para o 2º Ano, 20 vagas para o 6º Ano, 20 vagas para o 8° Ano, e 15 vagas para o 9° Ano. Já dentre as turmas do Ensino Médio, estão disponíveis 25 vagas para o 1º Ano. Para o Pré I foi disponibilizada também uma vaga PcD. Todas essas vagas são para início imediato.

Inscrições - As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via site da Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA), no período de 6 a 16 de janeiro. O valor da taxa de inscrição é de R$20  (vinte reais), porém será possível solicitar a isenção da taxa de inscrição desde que o(a) candidato(a) seja membro de família de baixa renda nos termos do Decreto no 6.135/2007. O prazo para a solicitação da isenção é de 6 a 9 de janeiro de 2023. Quem não for isento da taxa deve realizar o pagamento do boleto até o dia 18 de janeiro de 2023, uma vez que a inscrição na seleção só será efetivada após o pagamento do boleto bancário.

Após a realização e confirmação da inscrição, os responsáveis legais do(a) candidato(a) devem manter-se atentos às atualizações e comunicados divulgados na página do CEPS, onde serão publicadas as informações sobre candidatos(as) aptos (as) ao sorteio, os números do sorteio, o resultado final do sorteio público, a convocação para a realização da matrícula, além de possível convocação de candidatos sorteados para o cadastro reserva..

Matrícula - Para a realização da matrícula dos(as) candidatos(as) sorteados(as) será disponibilizado, pelas Coordenações de Ensino da Escola de Aplicação, um Kit de Matrícula que deverá ser preenchido e entregue, junto com a documentação solicitada, pelos responsáveis legais e/ou terceiros (mediante apresentação de uma procuração) do (a) estudante. A entrega deve ser realizada em data e local definido em cronograma a ser divulgado no site do CEPS/UFPA.

Aqueles(as) que não comparecerem à Escola de Aplicação da UFPA para efetivar a matrícula e/ou não apresentarem a documentação comprobatória de acordo com o Anexo III do edital, dentro do cronograma estabelecido pelo mesmo, vão perder, automaticamente, a vaga. Vale ressaltar, ainda, que a vaga adquirida se refere unicamente ao ano letivo de 2023.

Processo Seletivo de candidatos(as) ao ingresso na Escola de Aplicação da UFPA

Inscrições: de 6 a 16 de janeiro de 2023, via CEPS.

Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 6 a 9 de janeiro de 2023.

Data final para pagamento da taxa de inscrição: 18 de janeiro de 2023.

Sorteio público: 27 de janeiro de 2023.

Resultado final: 1º de fevereiro de 2023.

Recebimento do Kit Matrícula: 2 de fevereiro de 2023.

Mais informações podem ser consultadas no Edital

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Arquivo Ascom/UFPA