Página inicial > Ultimas Notícias > Candidatas(os) do PS 2023 devem estar atentos à documentação obrigatória para a habilitação caso sejam classificadas(os)

• Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 14h36

PS 2023 documentação

O grande dia da divulgação do listão das(as) classificadas(os) no Processo Seletivo 2023 da UFPA (PS 2023) será divulgado em breve e, logo após o resultado, as(os) candidatas(os) classificadas(os) terão que apresentar uma série de documentos para poderem estar habilitadas(os) à realização da matrícula em seus cursos na UFPA. Então, que tal antecipar a organização desses documentos para poder comemorar a convocação de forma mais tranquila? O Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos da UFPA (CIAC) dispõe de uma página que lista toda a documentação exigida para cada grupo de vagas disponibilizado no PS 2023.

As vagas ofertadas no PS 2023 foram divididas em dez grupos, os quais são identificados pelas letras A, B, C, D, E, F, G, H, I e J. Cada letra pressupõe exigências diferentes de documentações e, por este motivo, é importante que a(o) candidata(o) esteja atenta(o) à qual vaga está vinculada a sua classificação, uma vez que os documentos a serem apresentados na habilitação devem estar de acordo com o exigido para esta categoria.

Por exemplo, o grupo A indica as vagas voltadas para a ampla concorrência. Nesse perfil, todos os candidatos concorrem, independentemente de origem escolar (pública ou privada) ou condição socioeconômica. Já o grupo de vagas C contempla apenas candidatas(os) que cursaram integralmente o ensino médio ou equivalente em escola pública, e o E (Cota Escola/PPI) é voltado àquelas(es) que, além de estudarem em escola pública, também se autodeclaram pessoas negras (de cor preta ou parda) ou indígenas. Desta forma, quem se inscreveu em um perfil que concorre a vagas nos grupos A, C e E - grupo de inscrição 5 – poderá se classificar em qualquer um desses três grupos, e a documentação a ser apresentada deve estar de acordo com o exigido especificamente para a vaga à qual será convocada(o). Para saber as exigências para cada grupo de vagas, acesse a página do CIAC.

Uma novidade, este ano, é que candidatas(os) que sejam classificadas(os) em grupos de vagas reservadas para pessoas de renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita poderão comprovar a renda apresentando o comprovante de inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO), caso o grupo familiar possua inscrição prévia no programa. Quem não possuir o cadastro no CADÚNICO precisará apresentar as documentações específicas para comprovação de renda de cada membro do grupo familiar.

Habilitação ao vínculo institucional - O primeiro passo para o ingresso na UFPA é a realização da habilitação ao vínculo institucional. O Edital de convocação à habilitação sempre é divulgado logo após o listão do PS 2023, e nele são disponibilizadas as informações sobre as etapas desse processo, que envolve fases virtuais e presenciais. Todas(os) as(os) calouras(os) convocadas(os) precisarão ler com atenção esse edital quando for divulgado e seguir as exigências e os prazos para que não corram o risco de perder a vaga para a qual foram classificadas(os).

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA