Página inicial > Ultimas Notícias > Mesmo sem divulgação presencial, calouras(os) comemoram aprovações no Campus Guamá da UFPA

• Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 15h25

PS 2023 Aprovados Campus

Apesar de a Universidade Federal do Pará (UFPA) ter mantido a divulgação do Listão dos aprovados do PS 2023 no formato virtual, o Campus Guamá não ficou sem o clima de comemoração comum a esta época. A festa foi garantida pela presença de aprovados que trabalham pelo campus ou que decidiram ir conferir de perto se as informações estavam corretas.

Esse foi o caso de Luciano Pantoja, que trabalha vendendo chopp de frutas no Campus Básico da Universidade e recebeu a notícia da aprovação no curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa enquanto estava trabalhando. “Quem me contou foi minha irmã, eu estava aqui e ela me ligou falando que eu tinha sido aprovado. Vou continuar aqui vendendo e a galera se reuniu aqui para me parabenizar. Vou finalizar as vendas e depois comemorar em casa”, contou.

A tristeza por não ter sido classificado no vestibular da UFPA no ano passado fez com que Luciano passasse por algumas crises de ansiedade, foi daí que surgiu a oportunidade de vir trabalhar no campus. “Eu gosto muito dessa interação com as pessoas, e o dono dessa venda de chopp, o seu Antônio, desde sempre me criou como se eu fosse um filho dele. Quando percebeu que eu estava muito mal, me ofereceu o emprego para vir ajudá-lo nas vendas”, relembrou.

17.02.2023 Aprovado 2023 Alexandre de Moraes 1Esse contato durante as vendas trouxe o ânimo de volta e Luciano resolveu voltar a estudar para o vestibular, em um cursinho popular do bairro Jurunas, o qual oferta aulas gratuitas, que foram fundamentais para aprovação do estudante. E mesmo com a aprovação, Luciano garante que as vendas de chopp continuarão. “A gente sofre vendendo chopp, mas agora sofre com gosto. Vende chopp, vai pra aula. Porque quem faz o Enem quer esse resultado, e ganhando esse resultado, já vale muito a pena. Eu tô muito feliz”, finaliza o calouro.

Quem também veio até a Universidade para comemorar foi o estudante Marcelo de Reis, classificado no curso de Licenciatura em Física. “Tava com muita ansiedade, acho que todas as pessoas ficam. Estuda de manhã, de tarde e de noite. Espera o dia da prova, espera o edital, espera o listão. Quando saiu o resultado, eu não acreditei. Só pensei em chorar, agradecer minha mãe, toda minha família e meus professores, que sempre me apoiaram. É um momento histórico na minha vida”, comemorou o estudante.

Além de comemorar, o calouro também veio se informar mais sobre a habilitação, já com todos os documentos separados, de acordo com a orientação divulgada no Portal da UFPA. “Eu tinha tentado vestibular ano passado, mas não consegui passar. Estava confiante para este ano, e, pra aliviar a ansiedade, fui adiantando algumas coisas. Os meus documentos já estão todos separados. Se a habilitação fosse hoje, eu já estaria preparado para virar aluno da UFPA”, brincou.

Ao todo, mais de 6 mil estudantes foram classificados em 193 ofertas de cursos, distribuídos nos 12 campi da UFPA. Agora os candidatos(as) classificados(as) devem acessar o Edital de habilitação ao vínculo institucional, divulgado no site do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC), para a leitura completa com atenção, pois os períodos para o preenchimento de dados e entrega da documentação serão breves.

O início das aulas das(os) calouras(os) ocorrerá conforme o Calendário Acadêmico da UFPA em 2023, disponível no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg).  A Semana do Calouro está prevista para o período de 15 a 17 de março, e os cursos com ofertas para a primeira entrada já iniciam no próximo dia 20 de março.

Texto: Nayan Aviz - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes