Página inicial > Ultimas Notícias > Calouro, não jogue seu material de estudo fora. Participe do Trote Solidário 2023.

• Publicado: Quinta, 02 de Março de 2023, 16h21

11.03.2019 Semana do Calouro Foto Alexandre de Moraes

O Listão do Processo Seletivo 2023 (PS 2023) saiu. Após as justas comemorações, a realização da habilitação e a efetivação da matrícula, chegou o momento de os(as) novos(as) estudantes da UFPA participarem do Trote Solidário e Sustentável da UFPA. Aproveitem os dias que antecedem a Semana do Calouro para separar apostilas, cadernos e todo o papel que foi usado durante os estudos para  doar tudo na 12ª edição do Trote Solidário e Sustentável da UFPA.

O Trote Solidário e Sustentável atua no recebimento de materiais como: apostilas, rascunhos, cadernos, agendas e livros usados, que serão destinados aos catadores e às catadoras de materiais recicláveis por meio da Coleta Seletiva Cidadã, ou, dependendo do estado de conservação, também podem ser aproveitados em projetos sociais, especialmente bibliotecas comunitárias. Assim, as obras podem vir também a colaborar com a preparação de outros estudantes que ainda almejam entrar no ensino superior.

A ação socioambiental é realizada pela UFPA desde 2012 durante a Semana do Calouro, e, este ano, acontecerá no período de 13 a 17 de março, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com ponto de arrecadação no estacionamento do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), Campus Básico da Cidade Universitária. A participação na atividade constitui-se em um instrumento de cidadania que objetiva despertar, nos alunos recém-chegados à UFPA, uma consciência ambiental e a importância da coleta seletiva, com a inclusão social das catadoras e catadores.

Trote 2022 - Na última edição do Trote Solidário e Sustentável da UFPA, foram coletados 2.036,5 Kg de materiais doados por discentes da UFPA.  A maior parte do material arrecadado foi entregue para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Filhos do Sol (CCMRFS). Já o material recebido em bom estado de conservação, que  incluía livros de diversos gêneros e materiais para preparação de alunos concluintes do ensino médio aos processos seletivos, foi destinado à Campanha Semeadores de Leitura no Marajó, da Biblioteca Central da UFPA, que beneficiou a biblioteca da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Santana do Arari no município de Ponta de Pedras (Marajó).

Trote Solidário Sustentável “O papel do Calouro da UFPA”.

Período: 13 a 17 de março de 2023.
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Local: estacionamento ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) - Campus Básico da Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto.
Contatos: 3201-7370/ 98866-1482 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA