Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório de Documentação Musical da UFPA celebra dois anos de criação

Laboratório de Documentação Musical da UFPA celebra dois anos de criação

• Publicado: Quarta, 15 de Março de 2023, 17h51

DOMUS EMUFPA CAPA

Criado em 2021, em virtude da necessidade de um espaço voltado ao trabalho com documentos musicográficos, o Laboratório de Documentação Musical da UFPA (DoMus), da Escola de Música da UFPA, vai realizar uma série de eventos comemorativos aos seus dois anos. Com palestras e atividades gratuitas e abertas ao público, as ações de comemoração iniciam já no próximo dia 3 de abril.

O DoMus é voltado ao tratamento de acervos musicais históricos, compostos majoritariamente de documentos musicográficos, que auxiliam na preservação da história da atividade musical de um determinado grupo ou musicista, tendo a Amazônia no centro de suas atividades. Ligado às atividades do Grupo de Pesquisa Patrimônio Musical no Brasil (PatriMusi), o laboratório atua no tripé Ensino - Pesquisa - Extensão, por meio de suas atividades, equipamentos e acervo, e contribui para a formação de discentes de diversos níveis do ensino da Universidade Federal do Pará.

Um laboratório como o DoMus permite que os(as) discentes compreendam a construção da história da música a partir da pesquisa do repertório existente e dos sujeitos envolvidos na produção e práticas musicais, e não apenas a encontrem em um livro, supostamente pronta. Conhecer a prática musical de determinadas agremiações com 70, 100 ou cento e tantos anos permite questionar algumas divisões aparentemente rígidas, tais como aquela entre música popular e erudita”, destaca o professor Fernando Duarte, coordenador do laboratório.

DOMUS EMUFPA 1Acervos musicais - A atividade musicológica e o trabalho com os acervos de documentação musical vêm passando por um processo de expansão e sistematização nos últimos anos, uma vez que os acervos musicais são essenciais para o estudo das práticas do passado e para a integração da memória coletiva das localidades onde ocorreram. Assim sendo, o DoMus, da UFPA,  possibilita o tratamento e a pesquisa de acervos documentais com interesse para a área da Música por meio de  documentos fonográficos, audiovisuais, objetos tridimensionais, cópias digitais de partituras ou de textos sobre músicas feitas em suportes físicos que hoje se encontram em desuso.

Além dos documentos em suporte de papel, o rol da documentação musical reúne, ainda, alguns equipamentos, como os discos de vinil, fitas cassete de áudio e vídeo, modelos específicos de fitas de filmadoras relacionadas a determinadas marcas comerciais e, voltando ainda mais na história, até mesmo os rolos de cera para fonógrafos de Edison. Todo esse material pode ser acessado mediante a manifestação prévia de interesse por coordenadoras(es) de projetos.

De acordo com o professor Fernando Duarte, coordenador do DoMus, as contribuições do Laboratório de Documentação Musical são positivas e agregadoras. “Para os(as) discentes que têm contato com o laboratório, é possível aprender técnicas razoavelmente simples e economicamente viáveis para a conservação preventiva do acervo da banda ou da orquestra de sua igreja ou da sua cidade, por exemplo. Esse trabalho no laboratório com a documentação musical permite, ainda, o contato com as próprias memórias e esquecimentos, uma vez que somos sujeitos integrados a um grupo social específico, em um dado tempo e espaço.”, comenta.

DOMUS EMUFPAProgramação de comemoração - As comemorações dos dois anos da criação do laboratório pelo Conselho da EMUFPA contará com a realização de duas palestras gratuitas e abertas ao público, que não necessitam de inscrições prévias. A primeira delas é da professora e pesquisadora Camila Bomfim, da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), que abordará as políticas culturais para a música e o mercado do músico profissional hoje. Ela ocorrerá no auditório da EMUFPA, no dia 3 de abril, às 18h30.

No dia seguinte e no mesmo horário, ocorrerá a palestra do professor e musicólogo Paulo Castagna, sobre a pesquisa em arquivos, o processamento e a análise dos documentos históricos no trabalho musicológico. Ambos são referências nos temas que abordarão em suas palestras. A programação inclui ainda a realização do Di-Ver-Belém, uma caminhada pelo centro histórico da cidade, com intervenções musicais em alguns pontos e apresentação musical da OrCam/DoMus.

Os temas têm considerável relevância para os(as) discentes dos cursos técnicos e superiores na cidade de Belém, uma vez que lidam com o campo profissional e com possibilidades talvez menos óbvias para discentes ainda na graduação ou nos cursos técnicos. A expertise dos convidados em seus temas certamente é fundamental para suscitar debates interessantes e necessários para aqueles(as) que pretendem seguir uma carreira no meio musical e até mesmo em áreas afins, tais como a História, a Produção Cultural, entre outras”, ressalta o coordenador do laboratório, Fernando Duarte.

Mais informações podem ser acessadas no site https://sites.google.com/ufpa.br/domus-lab/.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Fernando Lacerda e Dione Colares