Página inicial > Ultimas Notícias > Obra de Sueli Carneiro será tema de debate em palestra na UFPA

Obra de Sueli Carneiro será tema de debate em palestra na UFPA

• Publicado: Quinta, 16 de Março de 2023, 14h20

Dispositivo de Racialidade Evento

Sueli Carneiro é um dos principais nomes que pautaram a construção social e política do movimento negro no Brasil. A autora aborda a reivindicação de direitos que, por muito tempo, foram negados à população negra, em especial às mulheres negras. Para abordar seu mais recente lançamento, “Dispositivo de Racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser”, o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) e o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA vão realizar, gratuitamente, a palestra “Dispositivos de Racialidade em Sueli Carneiro”, no dia 17 de março, às 10h, no Auditório Multiuso do ICJ, no Campus Profissional.

O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) e busca introduzir os principais conceitos de uma obra que sofreu com o apagamento na Literatura e na Filosofia brasileiras, sendo publicada por uma editora somente após duas décadas de sua produção. A ação recebe a palestrante Yara Frateschi, professora titular de Ética e Filosofia Política da Universidade de Campinas (Unicamp) e escritora do posfácio da obra abordada durante o evento.

“Há um apagamento sistemático das mulheres na Filosofia e uma dificuldade de a academia brasileira trabalhar temas que afetam diretamente a sociedade brasileira. Este evento vem, ao mesmo tempo, introduzir um dos mais relevantes livros de Filosofia política escritos no Brasil, aprofundar as discussões em torno da filósofa Sueli Carneiro e apontar como as humanidades podem contribuir para reflexão acerca de problemas que afetam diretamente a sociedade brasileira, como é o caso do racismo”, informam os organizadores do evento, Saulo Matos e Loiane Verbicaro.

A palestra busca proporcionar um diálogo sobre o texto de maneira acessível, apresentando os conceitos da autora, dialogando também com outros autores. Discentes, docentes e pesquisadores interessados na autora ou na Filosofia e na realidade brasileira estão convidados a participar do evento. Os interessados na emissão de certificados devem realizar a inscrição no local e dia do evento.

“O evento é importante para consolidar todo um trabalho de reconstrução e debate do pensamento filosófico brasileiro desenvolvido por mulheres ao longo da história. O público pode esperar um debate rigoroso e, ao mesmo tempo, acessível acerca do pensamento de Sueli Carneiro e uma reflexão em diálogo com a obra de Michel Foucault, sobre como o racismo é um elemento chave para a compreensão da realidade brasileira”, afirmam os organizadores.

Palestra “Dispositivos de Racialidade em Sueli Carneiro”

Data: 17 de março

Hora: às 10h

Local: no Auditório Multiuso do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Campus Guamá, Setor Profissional.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Reprodução Google