Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Roteiros Geo-turísticos realiza edição especial voltada para calouras(os) da UFPA

• Publicado: Quinta, 16 de Março de 2023, 18h03

Roteiros Calouros

O Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (GGEOTUR) da UFPA, realiza uma edição especial  do Projeto Roteiros Geo-turísticos às(aos) calouras(os) da UFPA, neste sábado, 18, a partir das 8h30 da manhã. O tour “Pelo Ver-o-Peso e Feliz Lusitânia” terá início no Mercado de Carne Francisco Bolonha, localizado no complexo do Ver-o-Peso, e seguirá até o Forte de Castelo. Embora o foco do tour sejam as(os) calouras(os) estrangeiras(os) e do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas(IFCH) da UFPA, a programação é aberta à toda a comunidade, com inscrição prévia por meio de formulário eletrônico.

A realização desta edição especial para calouras(os) busca demonstrar a importância das(os) estudantes conhecerem o patrimônio, a geografia e história da cidade de Belém do Pará. Para tanto, o percurso oferecido irá percorrer importantes espaços do centro da cidade de Belém, saindo do Mercado de Carne, o percurso seguirá o seguinte trajeto: Solar da Beira; Erveiras; Mercado de Peixe; Pedra do Peixe; Praça do Relogio; Feira do Açaí; Complexo Feliz Luzitânia; Praça e Igreja da Sé; Casa das Onze Janelas; Museu de Arte Sacra; e Forte do Presépio (Forte de Castelo).

“Nesse roteiro nós falamos tanto do patrimônio material, que são os espaços físicos, e imaterial, que são, por exemplo, as erveiras e a nossa cultura alimentar, como o patrimônio natural e a relação que nós temos com esses espaços e vivências. Por isso, é importante introduzir esses novos alunos da UFPA, sejam estrangeiros, locais ou nacionais, à nossa cidade e aos projetos desenvolvidos dentro da Universidade, como é o caso do projeto de extensão da Faculdade de Geografia e Cartografia, IFCH, Roteiros Geo-turístico”, ressalta a  coordenadora do projeto, professora Maria Goretti Tavares.

O roteiro é feito a pé pelas ruas e, por isso, recomenda-se o uso de tênis, boné, protetor solar, roupas leves e, em casos de chuva, sombrinha e/ou capa de chuva.  Não haverá a entrada nos prédios históricos.

Roteiros Geo-turísticos - Criado em 2011, o projeto tem como objetivo implementar ações voltadas para práticas de turismo histórico, cultural e patrimonial a fim de resgatar a memória sócio-espacial de Belém, por meio de caminhadas gratuitas no Centro Histórico da cidade. Durante os passeios guiados são abordadas informações sobre os patrimônios material e imaterial, cultural e ambiental, através da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura locais.

Em 2016, o Projeto Roteiros Geo-turísticos foi premiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, e, desde então, vem expandindo suas atividades para além de Belém. Atualmente possui 12 roteiros formados e realizados na capital, além de funcionar também nos distritos de Icoaraci e Outeiro, e em outras cidades do estado, como Cametá, em experiências coordenadas por professores colaboradores.

Roteiro Geo-Turístico Pelo Ver-o-Peso e Feliz Lusitânia (especial Calouros IFCH, UFPA e Discentes Estrangeiros Calouros, UFPA)

Data: 18 de Março de 2023

Hora: A partir das 8h30

Local de saída: Mercado de Carne Francisco Bolonha (Av. Boulevard Castilhos França, número 1040)