Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe comitiva internacional para intercâmbio sobre economia solidária e agroecologia
Início do conteúdo da página

UFPA recebe comitiva internacional para intercâmbio sobre economia solidária e agroecologia

  • Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 16h31

06.03.2023 INEAF peruanos equatorianos Foto Alexandre de Moraes

Na última semana, a UFPA, por intermédio do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), coordenou uma caravana agroecológica internacional. A atividade integrou o Projeto “Intercâmbios de Aprendizagens para a Conservação da Amazônia e Sistemas Participativos de Garantia”, com a participação de pesquisadores, camponeses e povos indígenas do Brasil, Peru e Equador. 

Durante a programação, 35 visitantes puderam vivenciar experiências de cooperativismo, economia solidária e produção agroecológica, em comunidades e associações com as quais os pesquisadores do INEAF mantêm relações consolidadas de pesquisa e ação pública.  A atividade incluiu visitas de campo nos municípios de Irituia, Santa Bárbara, São Domingos do Capim e Belém (Ilha do Combu).

06.03.2023 INEAF peruanos equatorianos Foto Alexandre de Moraes 4“A UFPA é muito importante para a sociedade amazônica, porque somos uma universidade integrada e preocupada com os problemas da sociedade. Temos recebido o reconhecimento e a aprovação de inúmeros projetos que integram o conhecimento científico com os problemas contemporâneos de nossa sociedade. Durante esse período, os pesquisadores e lideranças comunitárias, camponesas e indígenas, vivenciaram experiências de sistemas agroflorestais e modos de produção de alimentos saudáveis numa relação sustentável com a floresta amazônica”, destacou o professor do INEAF Flávio Barros 

No Campus Guamá, a caravana foi recepcionada, no auditório do Centro de Internacionalização, pelo vice-reitor da UFPA, no exercício da Reitoria, Gilmar Pereira da Silva; pelo pró-reitor de Relações Internacionais, Edmar Costa; e pelo pró-reitor de Extensão, Nelson José Souza Jr.

06.03.2023 INEAF peruanos equatorianos Foto Alexandre de Moraes 2Aos visitantes, Costa falou do valor da interação entre povos na região. “Procuramos incentivar essa troca de cultura e conhecimento. Temos, hoje, cerca de 150 acordos com outros países. Estamos muito felizes com a visita de vocês, nossos vizinhos, e desejamos estreitar ainda mais esses laços. É objetivo desta administração que as distâncias entre nossos irmãos mais próximos se tornem cada vez menor”, incentivou. Souza Jr. destacou a temática da soberania alimentar nas discussões dentro e fora da academia.

“Queremos a nossa universidade cada vez mais situada em todos os espaços e territórios da Amazônia, e um dos temas que nós elegemos como centrais é a chamada soberania alimentar ou segurança alimentar, por isso ter vocês aqui é muito valioso”, começou. “Ano passado, nós criamos um projeto chamado Multicampi segurança alimentar e, a partir dele, nós reuniremos todas as nossas ações para que possamos ter, juntamente com os governos, os movimentos sociais e as lideranças, programas que sejam consistentes e duradouros e que visem efetivamente ao aprimoramento da alimentação na nossa região”, afirmou. 

O vice-reitor, no exercício da Reitoria, saudou os visitantes com entusiasmo. Ele falou da alegria de receber a visita de vizinhos latino-americanos, explicou parte da organização político-administrativa da Instituição e destacou o caráter inclusivo da Universidade. “Somos uma universidade que tem se proposto a trabalhar a inclusão. Valorizamos a integração prático-teórica e não temos dúvida do quanto temos a ofertar em conhecimento aos nossos irmãos e do quanto temos a aprender nessa mesma relação”, disse Pereira, deixando aberto o convite de intercâmbio também para o ensino de graduação e pós-graduação entre os países. 

06.03.2023 INEAF peruanos equatorianos Foto Alexandre de Moraes 3Brasil, Peru e Equador - A comitiva era composta por camponeses (as), agricultores(as) e povos indígenas pertencentes à Associação Nacional de Produtores Ecológicos do Peru, à Coordenadoria Equatoriana de Agroecologia, à Associação Terra Nueva e ao Centro Ecológico Ipê.

“Somos camponeses que mantêm valores e costumes, resgatando a riqueza da sociobiodiversidade. Pra gente, esta é uma atividade muito rica, pois nos possibilita discutir e aprender sobre uma temática que a todos nos interessa, que é o intercâmbio de aprendizagens para melhorar a qualidade de vida”, resumiu Antonio Galdos, da Associação Nacional de Produtores Ecológicos do Peru. 

Representando a comitiva equatoriana, Lorena Salcedo agradeceu a recepção e parabenizou a UFPA pelo trabalho científico, político e social desenvolvido na região. “Obrigada por nos receber e por ser uma universidade que une o acadêmico, que investiga com criticidade aquilo que se passa na atualidade, que responde às demandas sociais e que não deixa de defender sua posição política para a justiça social. É animador que nossos filhos e netos possam aqui também ensinar e aprender sobre a sociedade”, frisou sobre forte aplauso. 

06.03.2023 INEAF peruanos equatorianos Foto Alexandre de Moraes 5Finalizando a atividade fechada, Carla Dornelles, da Organização Não Governamental sediada no Rio Grande do Sul, Centro Ecológico Ipê, falou do poder motivador da programação. “Nos aquece o coração chegar aqui e encontrar esse espaço de acolhimento e que soma com a luta pela soberania alimentar, pela agrofloresta e pela preservação da Amazônia, que a gente sabe que também reflete na preservação dos nossos ecossistemas e biomas lá no Sul. Voltamos para o nosso território mais dispostos e felizes por estarmos somando juntos”, avaliou. 

O Projeto “Intercâmbios de Aprendizagens para a Conservação da Amazônia e Sistemas Participativos de Garantia” conta com apoio financeiro da The David and Lucile Foundation Packard, e as ações são desenvolvidas nos 3 países. No Brasil, o projeto é coordenado pelo diretor-geral do INEAF, William Santos de Assis.

Dentro da programação do projeto, haverá ainda caravanas agroecológicas no Equador e no Peru. Também como atividade do projeto, o INEAF vai liderar um curso virtual de formação na área de Sistemas Participativos de Garantias e Agrobiodiversidade, voltado para agricultores familiares e pesquisadores dos países de nossa “Latinoamérica”. 

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página