Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Universitário de Tucuruí inicia semestre letivo de sua primeira turma de Mestrado em Educação e Cultura

• Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 14h34

PPGEduc Tucuruí

O curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEduc) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está sendo sediado pela primeira vez no Campus Universitário de Tucuruí. A abertura do semestre acadêmico da turma de Mestrado em Educação e Cultura, realizada no último dia 10 de março, contou com a presença de representantes de diversas unidades da UFPA e com uma Aula Magna ministrada pela professora Benedita Celeste sobre “História, educação e pesquisa na pós-graduação”.  A oferta do curso é resultado de uma parceria entre os Campi Tocantins/Cametá e Tucuruí da UFPA, com a Secretaria Municipal de Educação de Tucuruí, e apoio da Reitoria da UFPA e do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS).

A abertura do semestre letivo contou com as presenças do vice-reitor da UFPA, Gilmar Silva, e dos professores Wassim El Banna, coordenador-geral  do Campus Tucuruí; Maria Lucilena Costa, coordenadora do Campus Tocantins/Cametá; Jorge Lopes, coordenador do PPGEduc do Campus Tocantins/Cametá; Doriedson Rodrigues, diretor do Centro de Processos Seletivos (CEPS) da UFPA; Irene Rodrigues, secretária de Educação de Tucuruí; e Vanderléia Assurini, representante discente da turma de mestrado.

Para o vice-reitor da UFPA, a abertura da primeira turma do PPGEduc no Campus Tucuruí é uma verdadeira conquista, que veio por meio de muito esforço, e vai possibilitar um enorme ganho científico para a Região do Lago de Tucuruí, possibilitando estudos mais pontuais e estratégicos. “A Universidade tem um diferencial extraordinário, que é esta predisposição para realizar as ações, avançar e aprender”, afirmou Gilmar Silva.

PPGEduc Tucuruí 2Segundo a secretária Municipal de Educação de Tucuruí, Irene Rodrigues, a oferta do curso era um sonho antigo, visto que muitas pessoas que moram no município, por não conseguirem sair de Tucuruí para realizar o curso, não tinham como se capacitar nesta área. Assim sendo, parcerias como esta, entre a Universidade e o poder público, contribuem para a qualidade de ensino no município e garantem mais comodidade para os estudantes locais.

Por sua vez, o diretor do CEPS, Doriedson Rodrigues, reforçou a importância das ações multicampi, que possibilitam que um campus possa realizar ações em outros e que o desenvolvimento de ações afirmativas permitam maior inclusão. Segundo ele, um dos resultados do trabalho humano é a ciência que se faz por meio de programas de pós-graduação, formando pesquisadores que vão atuar contribuindo com a sociedade em todos os espaços.

Representante do Campus Tocantins/Cametá, a coordenadora Maria Lucilena Costa definiu o momento como um marco para a boa relação entre os campi da Universidade Federal do Pará. “Este programa e este curso, que hoje são celebrados, são resultado de forças que se uniram e que se juntaram para que tudo fosse possível, resultado também do aceite de um corpo docente que sai de sua zona de conforto e desbrava a região”, afirmou Maria Lucilena.

Por este esforço coletivo que resultou na oferta do curso de Mestrado em Educação e Cultura em Tucuruí, o coordenador do Campus Tucuruí, Wassim El Banna, agradeceu o apoio dos docentes que se disponibilizaram a ministrar para esta turma de mestrado em Tucuruí e agradeceu aos discentes que se empenharam e mostraram determinação ao passar no processo seletivo, demonstrando boa vontade em realizar este curso, que é uma novidade para a cidade e para o campus.

PPGEduc Tucuruí 3Representatividade indígena - Das 27 vagas ofertadas para Tucuruí - divididas nas Linhas de pesquisa “Culturas e Linguagens” e “Pesquisa Políticas e Sociedades" - cinco vagas foram preenchidas por pesquisadores indígenas, que estavam ansiosos para levar esses novos conhecimentos para suas comunidades. Vanderléia Assurini ressaltou a importância da oferta desta turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura tanto para os não indígenas quanto para os indígenas, como uma oportunidade de ter novos aprendizados. Para o coordenador do PPGEduc, Jorge Lopes, é uma felicidade ter a participação de estudantes indígenas nesta turma, e a aprendizagem deve ser objeto constante para a formação dos indivíduos.

Aula Magna - Após a cerimônia de abertura, a professora  Benedita Celeste (PPGEduc) iniciou a Aula Magna falando sobre sua formação como historiadora da região e sobre o orgulho de ver os estudantes indígenas como integrantes do programa. A aula ocorreu em torno do tema “História, educação e pesquisa na pós-graduação” e contou com a apresentação do Documentário Bambaê do Rosário: O alvorecer de uma cultura que não se deixa apagar, que apresenta a prática religiosa e cultural ocorrida por ocasião das festividades de Nossa Senhora do Rosário, na Vila de Juaba, município de Cametá - Pará. A apresentação contou com a mediação da professora Raquel Maria Furtado.

Texto: Carla Diogo - Assessoria de Comunicação do Campus Universitário de Tucuruí