Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe reunião do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará

• Publicado: Quarta, 29 de Março de 2023, 15h57

Reuniao_Fiespa_1.png

O Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará (Fiespa) reuniu-se na última segunda-feira, 27 de março, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Pará. Os dirigentes das instituições integrantes discutiram oportunidades de cooperação e perspectivas de investimentos públicos com o diálogo com o novo governo federal.

Reuniao Fiespa 2O encontro foi conduzido pela presidenta do fórum, Betânia Fidalgo, reitora da Universidade da Amazônia (Unama), com as participações do reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho; do vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; da reitora da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Herdjania Veras de Lima; do reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Cláudio Alex Jorge da Rocha; do reitor da Universidade do Estado do Pará, Clay Anderson Nunes Chagas; do reitor do Centro Universitário do Pará (Cesupa), Sérgio Fiuza de Mello Mendes; do vice-reitor do Cesupa, João Paulo Mendes Filho; do chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - Amazônia Oriental, Walkymário de Paulo Lemos; da diretora de Pós-Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Helaine Cristina Moraes Furtado, representando a reitora; e da assessora jurídica da Unama e secretária do fórum, Claudia Doce Coelho de Souza.

Como convidado, esteve presente também o engenheiro Marcel Costa, representando a presidenta do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Na pauta, foram discutidas possibilidades de parceria entre as IES e o Crea. Marcel Costa disse que a nova gestão do Conselho está à disposição das instituições para projetos conjuntos e que há uma linha de financiamento para apoiar cursos universitários. Os reitores apresentaram demandas quanto aos desafios do mercado de trabalho contemporâneo e às demandas para a formação de profissionais em uma perspectiva inter e multidisciplinar.

Reuniao Fiespa 3Outras convidadas foram as professoras Zélia Amador de Deus e Isabel Cabral, da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social da UFPA (Adis). A professora Zélia Amador propôs aos dirigentes a ampliação da discussão sobre políticas de ações afirmativas em todas as instituições como compromisso fundamental para a diversificação do ensino superior no estado. Apresentou algumas experiências da UFPA, com destaque para o Processo seletivo especial para imigrantes, refugiados, asilados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas. Muitos manifestaram o interesse em avançar na política de cotas e em outras ações que envolvam a permanência dos estudantes, a pesquisa e a extensão.

A perspectiva de investimentos na educação superior e em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) também foi pautada pelos reitores. Foram citados, como positivos, o envio das demandas das universidades públicas para os Grupos de Trabalho de Educação e CT&I do governo de transição e os diálogos já realizados com o novo governo federal e os Ministérios responsáveis por essas agendas. Entre as prioridades, estão a defesa e a garantia da autonomia política e econômica das universidades; o retorno dos investimentos públicos e a recomposição orçamentária das IFES; as políticas de combate à evasão e o incentivo à permanência de estudantes; a conclusão de obras de infraestrutura; a contratação de professores; a política de cotas; entre outros temas.

Reuniao Fiespa 4No que se refere às demandas específicas das instituições da Amazônia, foi discutida a importância de reforçar os investimentos nas instituições da região, sobretudo em um cenário em que a Amazônia está no centro dos debates globais. É fundamental também garantir a participação dos gestores da região nos fóruns nacionais e internacionais de tomadas de decisão, com protagonismo. Os reitores ainda dialogaram sobre as negociações com parlamentares para a criação de novas universidades federais no Pará.

Ao final da reunião, os participantes aprovaram a condução do reitor Cláudio Alex da Rocha para a presidência do fórum até agosto de 2023, quando termina seu mandato como dirigente do IFPA.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA