Página inicial > Ultimas Notícias > Palestra abordará a temática do populismo de direita no Brasil

Palestra abordará a temática do populismo de direita no Brasil

• Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 12h30

matéria populismo

No próximo dia 4 de abril, às 9h, será realizada a palestra “Retrenchment Populism in Brazil”, no Auditório Hailton Corrêa, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O ministrante é o professor Patrick Heller, da Brown University, sociólogo renomado, autor de várias obras que analisam, de maneira comparativa, as estruturas socias e políticas de países do Sul Global, como Índia, Brasil e África do Sul. A palestra será proferida em inglês.

A proposta da palestra é analisar o cenário de ascensão de um populismo autoritário de direita vivenciado, nos últimos anos, no Brasil, de acordo com o professor Antônio Maués, um dos organizadores do evento, “Durante o governo Bolsonaro, essa tendência se acentuou e levou a vários retrocessos no campo dos direitos democráticos e das políticas de inclusão social. Assim, o populismo de direita no Brasil pode ser caracterizado como um populismo de reação, que visa preservar os privilégios das elites e das classes médias, e é fundamental entender esses conflitos para refletir sobre a retomada do processo de democratização do país”.

O evento é organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Direito, Ciência Política e Sociologia e Antropologia e pelo Núcleo de Altos Estados Amazônicos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local. O evento contará como três horas de atividades complementares.

Palestra “Retrenchment Populism in Brazil”

Data: 4 de abril de 2022

Local: Auditório Hailton Corrêa (segundo andar do ICJ)

Inscrições gratuitas no local