Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA publica seu Relatório de Gestão 2022

UFPA publica seu Relatório de Gestão 2022

• Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 17h36

RG 2022 portal

A Universidade Federal do Pará (UFPA) publicou nesta sexta-feira, 31 de março, o Relatório de Gestão 2022. O documento, aprovado por unanimidade pelo Conselho Superior de Administração (Consad), sintetiza as principais estruturas de funcionamento da Universidade, as estratégias de gestão e os resultados alcançados no último ano como forma de prestação de contas à sociedade e aos órgãos de controle da União.

Todos os anos, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) consolida e analisa as informações fornecidas pelas diversas unidades administrativas e acadêmicas da UFPA, à luz da missão institucional e dos objetivos estratégicos descritos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2016-2025.

O relatório, desde 2018, tem o formato de relato integrado e segue as diretrizes da administração pública federal e do Tribunal de Contas da União (TCU). Com a colaboração da Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, que desenvolveu o projeto gráfico e a revisão ortográfica e gramatical, o documento proporciona uma leitura mais visual dos principais dados, visando ser acessível a qualquer cidadão interessado.

Sobre o conteúdo – Abrindo o relatório, está a mensagem do dirigente máximo, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, seguido de cinco capítulos: 1. Visão Geral, Organizacional e Ambiente Externo; 2. Riscos, Oportunidades e Perspectivas; 3. Governança e Estratégia; 4. Resultados e Desempenho da Gestão; 5. Informações Financeiras e Contábeis.

Além de informações sobre a governança da Universidade, os capítulos apresentam as principais ações, programas e projetos desenvolvidos nas áreas de ensino de graduação, de pós-graduação e de ensino básico, técnico e tecnológico; de pesquisa e de inovação; de extensão universitária; de internacionalização; de assistência estudantil e de acessibilidade; de responsabilidade social; de sustentabilidade; de excelência acadêmica; de gestão orçamentária e financeira; de gestão de pessoas; de gestão de licitações e de contratos; de gestão patrimonial e de infraestrutura; de gestão de tecnologia de informação; e de gestão de custos.

De acordo com o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, o Relatório de Gestão é um grande esforço de organização das informações institucionais para representar a dimensão do trabalho e do impacto da Universidade. “A UFPA tem uma capilaridade e gera impactos únicos no país, envolvendo um largo contingente de membros para realizar, com eficiência, tudo aquilo que planeja. O Relatório de Gestão 2022 da Universidade Federal do Pará demonstra o enorme sucesso alcançado pela instituição, no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão. O ano de 2022 foi mais um ano de cortes orçamentários, em que as instituições ainda tiveram que lidar com os impactos da covid-19. Porém, nesse contexto, a UFPA retomou na integralidade as suas atividades em formato presencial e, com a dedicação e o compromisso da comunidade administrativa e acadêmica, subiu alguns degraus em sua busca permanente de excelência acadêmica, científica e de gestão”, avaliou o reitor.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFPA, Cristina Yoshino, por sua vez, declarou: “O Relatório de Gestão 2022 da UFPA, como instrumento de prestação de contas à sociedade, demonstra o esforço de toda a sua comunidade universitária para, apesar dos impactos da pandemia do covid-19 e dos sucessivos desafios impostos pela falta de investimentos na educação e na ciência nos últimos anos, apresentar resultados tão expressivos e que evidenciam a capacidade da instituição de realizar, com excelência, suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão”.

No site da Proplan é possível acessar o Relatório de Gestão 2022 e os relatórios dos anos anteriores. Outros documentos de prestação de contas da Universidade estão disponibilizados na página Transparência e Prestação de Contas.

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA