Página inicial > Ultimas Notícias > Voluntários entregam materiais arrecadados durante Trote Solidário e Sustentável 2023

• Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 18h00

solidariedade 1

Realizado durante a Semana do Calouro, o Trote Solidário Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” movimentou toda a comunidade acadêmica. Ao todo, foram 2.529 Kg de materiais arrecadados em três dias de campanha. A ideia foi incentivar e promover  a reflexão entre os estudantes, com o gesto de doação de materiais utilizados como apoio para entrada no ensino superior.

Sem violências e com a integração com os veteranos, o trote da UFPA é pensado como uma forma de promover vínculos e novas amizades. A estratégia une o acolhimento dos novos alunos à causa socioambiental (ou solidária) e proporciona aos envolvidos um exercício de cidadania que contribui  com a formação de  sujeitos críticos e profissionais  prontos para atuar na sua realidade social.

Por estar inserido em uma temática global – o problema da destinação dos resíduos sólidos –, o trote aponta a necessidade de debates sobre o papel  do calouro da UFPA, como cidadão consciente nesse contexto socioambiental.  A ação também marca o papel institucional do novo discente, por estar alinhado aos aspectos socioambientais contidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e, ao mesmo tempo, por contemplar o Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS) da UFPA, no que se refere à Coleta Seletiva.

Integração - A experiência, que iniciou em 2012 com foco apenas nos calouros, envolve, a cada ano, um maior número de integrantes da comunidade universitária, o que, para os organizadores, coloca a UFPA como uma importante protagonista na mudança de uma cultura institucional, passando a contribuir com o aumento significativo de materiais recicláveis que são desviados dos lixões e aterros sanitários.

As equipes de voluntários são formadas por veteranos de vários cursos de graduação e de pós-graduação que participam de diversas frentes de atuação: na habilitação dos calouros; no recebimento do material doado; na triagem do material por categorias na pesagem e anotação diária dos dados; na aplicação dos questionários; na participação das orientações acadêmicas nas faculdades e nos registros fotográficos e na produção dos vídeos.

entregaDestino do material arrecadado – De 2012 a 2023, o trote arrecadou um total de 18.470,46 Kg de materiais, tornando-se uma ação fundamental para a sensibilização acerca importância da destinação adequada dos resíduos sólidos. A campanha recebe materiais como: apostilas, rascunhos, cadernos, agendas e livros usados, que serão destinados aos catadores e às catadoras de materiais recicláveis por meio da Coleta Seletiva Cidadã ou, dependendo do estado de conservação, também podem ser aproveitados em projetos sociais, especialmente bibliotecas comunitárias.

Nesta edição, a maior parte do material arrecadado foi entregue para a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (COOTPA), composta por 18 cooperados. Já o material recebido em bom estado de conservação, que  incluía livros e materiais para preparação de alunos concluintes do ensino médio aos processos seletivos, foi destinado ao cursinho popular Esperança, da UEPA.

Texto: Coordenação do Trote Solidário e Sustentável

Fotos: Equipe Organizadora