Página inicial > Ultimas Notícias > CineDebate apresenta filmes para propor debates sobre questões sociais

CineDebate apresenta filmes para propor debates sobre questões sociais

• Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 16h54

Cinedebate

O Cinema, também chamado de Sétima Arte, pode ser utilizado como ferramenta de discussão para abordar temáticas da sociedade e propor diálogos sobre questões pertinentes socialmente. É com essa proposta que o Projeto RodaVida, da Faculdade de Psicologia da UFPA, realiza a 2ª Edição do CineDebate no dia 28 de abril, na Sala G5, Bloco G, do Campus Profissional, às 14h40. O evento propõe um espaço aberto de debate e reflexão com base na obra cinematográfica a ser exibida.

Nesta edição, o CineDebate apresenta o filme Eu Não Sou Um Homem Fácil (2018), que retrata um mundo irônico em que homens e mulheres têm seus papéis sociais trocados, e o protagonista precisa enfrentar a objetificação sexual, o assédio e a inferiorização como parte do seu dia a dia. A obra foi escolhida por trazer para o enfoque, de maneira satírica, o machismo que afeta as experiências pessoais, profissionais e acadêmicas de mulheres, como uma forma de pautar a discussão desse fenômeno que reverbera nas vivências de muitas estudantes e pesquisadoras.

“É fundamental promover esse tipo de debate na comunidade acadêmica, pois é olhando para nós mesmos que podemos pensar nas práticas que precisam ser transformadas para termos um espaço mais igualitário, respeitoso, acolhedor e sem violências. A universidade contribui com essa luta como espaço de transformação social e construção do conhecimento, mas não é imune a essas violências, de modo que se precisa repensar e se analisar também para constante aprimoramento”, informa Aline Menezes, uma das coordenadoras do Projeto RodaVida.

De acordo com a professora, essas discussões sobre questões sociais, a exemplo do machismo, têm adquirido bastante visibilidade no contexto da América Latina, especialmente por meio da abordagem dentro das universidades, em grupos de pesquisa, projetos de extensão, além de grupos sociais e políticos. Ainda assim, é necessário manter essas discussões constantes para que sejam pensadas propostas de enfrentamento das violências enfrentadas por grupos sociais minoritários de direitos.

O CineDebate é realizado quinzenalmente e é aberto ao público geral. Os interessados em participar devem se dirigir até o local de exibição, na Sala G5 do Bloco G, Campus Básico, às 14h40. Não é necessário inscrições prévias.

Projeto RodaVida - O projeto é ligado à Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA) e também desenvolve encontros em rodas de conversa sobre saúde mental com profissionais capacitados do curso de Psicologia para promover o acolhimento psicológico a discentes, docentes e técnicos da UFPA.

2° edição do CineDebate

Data: 28 de abril de 2023

Hora: às 14h40

Local: Sala G5, Bloco G, Campus Básico da UFPA.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Reprodução Netflix