Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão Mulheres Marajoaras em Cena utiliza o teatro amador para abordar relações de gênero e raça

• Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2023, 15h33

Mulheres Marajoaras em Cena

A arte sempre esteve presente como aliada no poder de informar a sociedade e atuar como agente transformadora da educação, pois, historicamente, músicas, pinturas, grafites e produções cênicas utilizam da arte para abordar temas relevantes na sociedade, com o objetivo de informar, dialogar e conscientizar a população sobre estas temáticas importantes. Neste contexto, o Projeto de Extensão Mulheres Marajoaras em Cena (MMEC), desenvolvido desde 2019, no Campus Breves da UFPA, tem suas ações voltadas para mulheres, crianças e adolescentes da região amazônica.

Por meio da realização de apresentações teatrais gratuitas, o projeto vem percorrendo todo o Marajó das florestas, buscando conscientizar e dialogar com a população sobre temas sociais importantes e atuais, como as questões de gênero e raça. A peça que o projeto vem apresentando, Marias do Rio, é um musical que aborda várias temáticas de forma humanizada, em forma de relatos e reflexões dos personagens sobre as consequências da violência sofrida para suas vidas. Após cada apresentação, também há um espaço para debate e conversa, em que os temas abordados ao longo da peça e outros que surjam no momento são colocados em discussão para conhecimento, conscientização e reflexão de todos os presentes.

Mulheres Marajoaras em Cena 1“O maior benefício é proporcionar a eles (público) o acesso à arte teatral,  que, neste projeto, procura, além de um bom espetáculo, levar informações necessárias/úteis e conscientização sobre os malefícios da violência de gênero e do racismo, e aos demais temas. Como acreditamos que a arte é transformadora, acredito que os benefícios são muitos e usar a arte como instrumento para educar é muito importante, pois torna qualquer temática mais interessante e atrativa. Nas fichas de avaliação, é unânime a aprovação do uso do teatro para abordar a questão da violência contra mulheres, crianças e adolescentes, por exemplo”, ressalta a coordenadora do projeto, Sandra Job.

Durante todo o processo de criação e desenvolvimento da apresentação, que inclui a preparação, a peça e o momento de diálogo, são utilizadas falas respaldadas por estudos e pesquisas na área. Além das apresentações teatrais, a iniciativa também oferece, no Campus Breves - Marajó, cursos relacionados aos temas de gênero e raça.

“Essa troca com a comunidade é muito positiva. Ela já começa quando o projeto abre espaço para que a comunidade não estudantil também participe. Às  vezes, a participação é breve, pois a pessoa não tem disponibilidade para viajar, mas, ainda assim, o curto período no projeto é significativo. Elas dizem que aprendem muito e acabam se apaixonando pelo fazer teatral.  Há quem começou no projeto trabalhando na iluminação e agora quer atuar, por exemplo, ou seja, pelo menos, naquele momento, os efeitos surtidos neles foram impactantes e, de alguma forma, poderá refletir em suas vidas", ressalta Sandra Job.

Para participar do projeto ou para ter apresentação teatral na sua escola, entre em contato pelo WhatsApp (91 993928618) ou pelo @projetommec. Neste semestre, as atividades já foram encerradas, mas, a partir de agosto, novos espetáculos serão divulgados. Podem participar crianças, adolescentes, mulheres e acadêmicos em geral.

Mais informações podem ser acessadas na página do projeto.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA