Página inicial > Ultimas Notícias > Proex recebe submissão de projetos para o Programa Navega Saberes Infocentro 2023

• Publicado: Sexta, 05 de Maio de 2023, 13h54

Navega Saberes

Já está aberto o prazo para submissão de propostas ao Programa Navega Saberes Infocentro 2023 da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (Proex). O programa foi criado com o objetivo de incentivar a participação de servidores docentes, técnico-administrativos e de discentes no desenvolvimento de Projetos de Extensão Universitária, sob o enfoque da inclusão social via tecnologias da informação e comunicação. Para tanto, serão ofertadas até 100 bolsas de extensão para o período de um ano. O prazo para submissão termina no dia 5 de junho de 2023.

A promoção de práticas extensionistas supervisionadas e interdisciplinares que priorizam a intervenção de estudantes na aplicação de conhecimentos na realidade social tem sido uma importante forma de a universidade estimular a integração da comunidade acadêmica com a sociedade em geral. Para tanto, todos os anos, a Proex divulga uma série de editais que visa ofertar bolsas de extensão para que estudantes da UFPA possam participar de ações de integração com a sociedade.

Os projetos inscritos devem envolver uma das áreas temáticas extensionistas previstas no Plano Nacional de Extensão, que são: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho. Cada projeto classificado terá direito a uma bolsa no valor de R$700 (setecentos reais) mensais, com vigência de 12 meses. No total, foram disponibilizadas 100 bolsas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Submissão de projetos - Para a participação no Navega Saberes, é necessário que servidores docentes ou técnico-administrativos com nível superior que integram o quadro efetivo da UFPA se inscrevam como proponentes na condição de coordenador de projetos. A inscrição de propostas deve ocorrer por meio do preenchimento de formulário e anexação de documentos via Sistema de módulo de extensão do SIGAA, no período de 3/5/2023 a 5/6/2023. Cada proponente poderá submeter apenas uma proposta e esta proposta de projeto não pode estar recebendo bolsa oriunda de outro Edital Proex.

Os projetos inscritos deverão estar relacionados ao projeto pedagógico do curso de graduação da unidade do proponente, podendo envolver mais de uma unidade da UFPA em sua metodologia de trabalho, ou contemplar outras instituições públicas ou privadas. Além disso, é imprescindível que estejam associados a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A previsão é que a relação preliminar das propostas aprovadas seja divulgada no dia 7 de julho de 2023; e o resultado final, no dia 17 de julho de 2023.

Programa Navega Saberes Infocentro 2023

Submissão de propostas: de 3/5/2023 a 5/6/2023.

Habilitação das propostas: de 6/6/2023 a 8/6/2023.

Resultado Preliminar: 7/7/2023

Resultado Final: 13/7/2023