Página inicial > Ultimas Notícias > Feira Vocacional Integrada leva informações sobre o ensino superior a estudantes da região de Altamira

• Publicado: Segunda, 08 de Maio de 2023, 15h21

Feira Vocacional Altamira

A Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Altamira, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e com o Instituto Federal do Pará (IFPA), vai realizar mais uma edição da Feira Vocacional Integrada, cujo objetivo é auxiliar os estudantes da região na escolha de sua futura profissão. A proposta da parceria é promover um evento informativo e dinâmico para estudantes da região de Altamira, apresentando cursos, oportunidades e estruturas, por meio de oficinas, minicursos, palestras, mostra de filmes e apresentações culturais. Este ano, o evento ocorrerá no formato tradicional, nos dias 10 e 11 de agosto, e no formato itinerante, percorrendo escolas da região.

“A feira pretende contribuir com a promoção da educação superior, profissional e tecnológica, no processo de universalização do ensino superior de Altamira, cidade que funciona como polo na prestação de serviços em vários setores, especialmente no de educação superior e técnica. Individualmente, os três campi (UFPA, UEPA e IFPA) desempenham um papel fundamental nesse processo de formação acadêmica da cidade. Atuando juntos, os alcances são muito mais significativos para a população local. Esse é o grande diferencial”, comenta o professor Robson Luiz Arraes, coordenador da feira, referente às ações da UFPA.

Realizado de forma integrada desde 2018, o projeto chegou a alcançar, em sua última edição, no ano de 2022, a marca de 4.598 pessoas, entre discentes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, corpo técnico, professores e acadêmicos das instituições envolvidas e população em geral. Além das instituições acadêmicas, a Feira Vocacional Integrada conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Altamira e do 51º Batalhão de Infantaria de Selva, além da participação voluntária de outras entidades envolvidas no processo de formação acadêmica profissional, que também apresentam seus cursos, sua área de atuação, seus projetos de ensino desenvolvidos e formas de ingresso.

Feira Vocacional Itinerante – Em 2023, as atividades do projeto foram ampliadas com a criação da Feira Vocacional Itinerante, que tem por objetivo percorrer também os municípios localizados na região sudoeste do Pará, mesorregião de Altamira:  Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Pacajá, Anapu, Senador José Porfírio, Porto de Moz, Gurupá e Vitória do Xingu. A ação pretende promover palestras sobre as formas de ingresso nos cursos ofertados pelas IES de Altamira, que recebem a demanda de estudantes da região, com apresentação das características dos cursos ofertados e com oficinas sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, além de orientação vocacional, educação ambiental e empreendedorismo.

“A ideia da Feira Vocacional Itinerante surgiu a partir do momento em que identificamos que os alunos e alunas da mesorregião de Altamira não participaram das edições anteriores da Feira Vocacional Integrada, devido a questões, principalmente, logísticas. Então decidimos realizar as atividades nos municípios, mesmo com equipes reduzidas e considerando a logística de transporte dos materiais a serem expostos. Digamos que é uma Mostra da Feira Vocacional Integrada adaptada para o estilo itinerante”, esclarece o professor Robson Luiz Arraes.

Este ano, as atividades da Feira Vocacional Itinerante serão realizadas em três municípios: Brasil Novo, Medicilândia e Altamira. Neste mês de maio, vão ocorrer em cinco escolas da rede municipal de ensino de Altamira e numa escola em Brasil Novo. A expectativa é que a iniciativa alcance mais de 1.800 alunos e alunas até o final das apresentações, no dia 31.

Para solicitar a participação do projeto, é necessário formalizar um pedido pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

III Feira Vocacional Integrada - Altamira

Data: 10 e 11 de agosto de 2023