Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Última semana para estudantes da UFPA participarem de pesquisa sobre as transformações digitais no ensino superior
Início do conteúdo da página

Última semana para estudantes da UFPA participarem de pesquisa sobre as transformações digitais no ensino superior

  • Publicado: Segunda, 08 de Maio de 2023, 15h27

Pesquisa Iesalc

A Universidade Federal do Pará participa de pesquisa do Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC) que mapeia as transformações digitais no ensino superior no contexto da pandemia de covid-19. Estudantes de graduação da Instituição que estejam no terceiro, quarto ou quinto ano dos seus cursos podem responder ao questionário da pesquisa no Brasil, até o próximo dia 15 de maio. 

Para participar, a(o) estudante precisa acessar o questionário on-line e responder às perguntas propostas. O instrumento contém três partes. A primeira solicita informações sobre os estudos no ensino superior e a segunda indaga como foi ser estudante no período inicial da pandemia causada pela covid-19. A seção final visa mapear a situação atual das(os) estudantes e suas percepções em relação à digitalização e à transformação digital. O preenchimento levará em torno de 15 minutos e a identidade da(o) respondente não será registrada.

O projeto de pesquisa é uma iniciativa conjunta da Unesco IESALC e da Unesco ICHEI (Centro Internacional de Inovação em Educação Superior patrocinado pela Unesco). O foco da consulta é a América Latina, com quatro países selecionados: Argentina, Brasil, Chile e Venezuela. A UFPA é a única universidade federal a integrar a amostra da pesquisa no Brasil, que também está sendo aplicada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na instituição privada Insper.

A aplicação do questionário junto às(aos) estudantes universitárias(os) é uma das fases do projeto, que também realiza revisão da literatura sobre as tendências na transformação digital do ensino e da aprendizagem na América Latina e entrevistas com autoridades governamentais e representantes de associações universitárias nacionais dos quatro países integrantes do mapeamento.

A ideia é que os resultados deste projeto sejam amplamente divulgados, proporcionando uma oportunidade para que instituições, gestores e estudantes participantes contribuam com uma discussão abrangente a respeito do papel da tecnologia no ensino superior e, potencialmente, subsidiem o desenvolvimento de políticas e tomadas de decisão nos níveis institucional, nacional e internacional.

Para mais informações sobre a pesquisa e a IESALC, acesse: https://www.iesalc.unesco.org/investigacion/transformaciones-digitales/.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações da IESALC.

registrado em:
Fim do conteúdo da página