Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Artes Visuais recebe exposição curricular sobre arte Drag na Amazônia

• Publicado: Terça, 09 de Maio de 2023, 13h40

Exposição Themonias

Presente na cultura belenense desde 2014, o Coletivo cultural “Themônias” é uma fonte ativa de resistência de uma arte que já nasceu marginalizada e, até hoje, enfrenta muito preconceito: a arte Drag. Para abordar a importância e os impactos desse coletivo, o curso de Bacharelado em Museologia, da Universidade Federal do Pará, vai realizar a Exposição curricular "Themônias: A Arte Drag na Amazônia”, de 16 de maio a 30 de junho de 2023, no Laboratório Expográfico  do Curso de Museologia da UFPA.  A entrada é gratuita e aberta.

Com o objetivo de promover uma interatividade com os visitantes, a exposição contará com trajes das Themônias, uma réplica de camarim em que ocorre a "montação" das artistas e um dispositivo auditivo que, quando acessado, soltará um "grito de guerrilha", marca registrada do coletivo. Durante a exposição, também haverá oficinas de maquiagem Drag Themônias, palestra "Ser Themônia: A Arte Drag Amazônida" e relato de experiência de Artista Trans. A expectativa é que a exposição dê mais visibilidade às pessoas que fazem parte desse movimento, também provoque uma discussão sobre as questões LGBTQIA+ em Belém e na Amazônia.

“O objetivo da exposição é partir da ótica da arte Drag, que consiste em se travestir gerando desconforto e discussão sobre liberdade de expressão, e contribuir para uma reflexão sobre identidade, gênero e diversidade. Queremos abrir o espaço acadêmico para ocupação desses corpos ‘enthemonizados’ pela sociedade e, assim, colaborar no combate contra a discriminação", detalha Tiago Vilhena, cocurador da exposição.

A programação de abertura, no dia 16, terá uma vernissagem, às 16h, que trará diversas peças artísticas sobre a Arte Drag das Themônias. A exposição seguirá disponível até o dia 30 de junho, no Laboratório Expográfico do Curso de Museologia, localizado no térreo do prédio anexo da Faculdade de Artes Visuais (FAV), Campus Profissional, das 9h às 17h, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, e às quartas, das 9h às 19h. Mais informações na página do evento.

Exposição Curricular - A exposição curricular é um componente obrigatório na formação de todo museólogo. Ela permite que os discentes desenvolvam projetos relacionados a temas e questões contemporâneas de seu interesse. Embora esses projetos não possam contar, muitas vezes, com objetos autênticos de coleções, os alunos têm a liberdade de utilizar cópias e imagens para realizar reflexões sobre os temas escolhidos e exercitar suas habilidades de comunicação de forma criativa.

“É dentro desta perspectiva que a disciplina Prática de Exposição Curricular, pertencente ao projeto pedagógico do curso de Museologia, cria um espaço de reflexão e práticas em torno do planejamento e execução de uma tarefa tão fundamental da profissão, garantindo que esses futuros profissionais possam explorar as funções, determinadas em lei, de museólogos, que são: coletar, conservar, preservar e divulgar o acervo museológico”, esclarece a professora Jéssica Tarine, coordenadora e supervisora da exposição.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação Projeto