Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de pesquisa debate comunicação, desigualdades de gênero, raça e direitos humanos no II Compoas

• Publicado: Quarta, 10 de Maio de 2023, 17h01

compoa

Direitos humanos, direitos reprodutivos, desigualdades de gênero, questões raciais, interseccionalidades, entre outras temáticas, serão abordados no “II Compoas - Seminário de Pesquisa em Comunicação, Política e Amazônia”, realizado pelo Grupo de Pesquisa Compoa (Comunicação, Política e Amazônia), vinculado à Faculdade de Comunicação (Facom) e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom), da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento será realizado no dia 19 de maio, das 8h30 às 16h30, no auditório do PPGCOM UFPA, em Belém. As inscrições podem ser feitas na página do evento.

Embora seja voltado, principalmente, para pesquisadores e estudantes de Graduação, Pós-Graduação em Comunicação e do campo das Ciências Sociais e afins, o evento é aberto ao público em geral e tem o objetivo de proporcionar um momento de diálogo entre as temáticas das pesquisas  produzidas pelo grupo de pesquisa e o olhar de ativistas, que trabalham, na prática, os desafios de interseccionar gênero, raça e comunicação na Amazônia.

“Vamos fazer uma exposição de parte das pesquisas e debater essas temáticas que trabalhamos no Compoa para que a gente possa verificar tanto esse olhar científico quanto o olhar externo de quem é ativista nessa área. Queremos fazer esse diálogo para, juntos, pensarmos novas questões e soluções”, afirma Camila Leal, mestranda do PPGCOM.

Programação - A programação do seminário contará com três mesas-redondas. A primeira vai abordar “Comunicação política, gênero e raça” e terá como palestrantes Nathália Kahwage,  Albertina Vieira e Cristiane Gonçalves, além da ativista da comunicação Michelly Carvalho (UFMA – Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadoras com Visão de Gênero e Raça - RIPVG Brasil).

“O II Compoas vai pautar questões que estão na ordem do dia do debate político, em torno das desigualdades estruturais de gênero e raça, os processos de resistência social e como isso reverbera nos ambientes comunicacionais contemporâneos. Esse tema geral será discutido a partir de recortes específicos de pesquisas de treze mulheres integrantes do grupo, em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado. As apresentações se desdobram em três mesas, que contarão também com a participação de quatro convidadas  externas à UFPA. Será um dia de discussões muito intensas e instigantes”, afirma a professora Rosaly.

Já a segunda mesa falará sobre “Aborto, Assimetrias de Gênero e Raça e Mulheres Encarceradas: desafios das temáticas sensíveis nas pesquisas em Comunicação”, com as pesquisadoras Camila Leal, Janaína Amorim e Nathália Fonseca, além das convidadas Mailô Andrade, diretora e roteirista do curta-metragem Os sentidos do estupro na Amazônia", e Catarina Barbosa, jornalista especializada em Direitos Humanos, que vai falar sobre a sua experiência em pautas de direitos humanos, como a cobertura que fez dos indígenas venezuelanos Warao pelos portais “Amazônia Real” e “Brasil de Fato”.

“A cobertura humanizada nunca foi algo que me ensinaram na faculdade, pelo contrário, por diversas vezes fui criticada em veículos tradicionais porque eu ‘me envolvia’ muito com os temas que eu cobria e com os personagens. Acho que fazer jornalismo humanizado depende muito da abertura que você tem para fazer isso. Por vezes, o jornalista até tenta, mas é tolhido. Tenho em mente ainda que é um privilégio escutar e poder contar a história de alguém e trato isso com muito respeito e cuidado”, adianta Catarina sobre sua participação no II Compoas.

Por fim, a última mesa terá como tema “Raça e Branquitude no Ativismo Digital e suas Intersecções com a Comunicação”, que será apresentada pelas pesquisadoras Amanda Vieira, Flávia Ribeiro, Lígia Bernar, Luciana Guimarães, Ana Karolini Pereira e Eveline Mendes e terá como convidada a ativista Lília Melo, professora e mentora do Projeto “Juventude Preta Periférica do Extermínio ao Protagonismo”.

“Consideramos fundamental esta articulação e este diálogo entre pesquisadoras e ativistas, como forma de construção de conhecimento e de partilha de entendimentos e de experiências”, explica a professora Danila Cal, uma das líderes do Compoa.

II COMPOAS - Seminário de Pesquisa em Comunicação, Política e Amazônia

Data: 19 de maio (sexta-feira), das 8h30 às 16h30.

Local:  Auditório do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPA), Campus Guamá, em Belém-PA.

Inscrições: gratuitas via página do evento ou na hora do evento.

Texto e arte: Divulgação Compoa