Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Serviço Social da UFPA promove seminário em comemoração aos seus 60 anos de atuação

• Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2023, 16h13

6o anos banner 4

A Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará (FASS/UFPA) completa 60 anos de atuação no dia 15 de maio, com uma história rica e significativa na região amazônica. Para comemorar este marco, a FASS vai realizar o “Seminário FASS - 60 Anos Formando Assistentes Sociais no Pará” nos dias 15, 16 e 17 de maio. A ação tem como objetivo refletir sobre a história do curso de Serviço Social e sua atuação na formação de profissionais assistentes sociais para a região amazônica.

Os assistentes sociais fazem parte da categoria que elabora e executa políticas públicas, atuando de forma interdisciplinar, em parceria com psicólogos, médicos, psiquiatras, pedagogos, sociólogos e antropólogos, contribuindo para que seres humanos, atravessados por questões de classe, gênero, raça, orientação sexual, etnia, religião, abandono, tenham seus direitos respeitados.

60 anos FASS sala de aula“As problemáticas geradas pela formação social e cultural da sociedade brasileira impõem a necessidade da atuação de assistentes sociais nas ações de políticas sociais que visam reduzir as desigualdades de condições de vida entre as classes sociais e seus segmentos”, informa Maria Antonia Nascimento, professora da Faculdade de Serviço Social.

Durante o Seminário “FASS - 60 Anos”, serão realizadas palestras, nos dias 15 a 17 de maio, com profissionais que fizeram parte da construção da história da faculdade. O evento terá programação no auditório do Instituto de Ciências da Educação e no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Ambos os auditórios se localizam no Campus Profissional, em Belém.

Para os discentes do curso de Graduação em Serviço Social, o evento será validado como componente curricular do Seminário História do Serviço Social no Pará, mas também servirá como atividade complementar para aqueles que já cursaram esta atividade.

60 anos FASS anteriorHistória do Curso - O Curso de Serviço Social está entre os cursos de ensino superior mais antigos da região amazônica. No Pará, a primeira Escola de Serviço Social foi criada em 1950, por iniciativa dos empresários ligados ao comércio da região, sendo doada ao Instituto Ofir Loyola, em 1951, e reconhecida como formação universitária em 1954. Na década seguinte, em 1963, a Escola foi integrada à UFPA e se tornou o Curso de Serviço Social.

Ao longo de seus 60 anos, o curso foi responsável pela formação de assistentes sociais do Pará, do Amapá, do Acre, de Rondônia, de Roraima, do Amazonas e do Tocantins. Nos últimos anos, o curso tem ficado entre os cinco mais procurados da Instituição, com uma oferta de cerca de 150 vagas no Processo Seletivo da UFPA, além de 120 vagas nos municípios de Mocajuba, Curuçá e Gurupá, por meio do Forma Pará.

Seminário FASS - 60 Anos Formando Assistentes Sociais no Pará

Data: 15, 16 e 17 de maio

Locais: Auditório do Instituto de Ciências da Educação e Auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

Saiba mais sobre a programação aqui.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Divulgação FASS