Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Representantes de diferentes setores da sociedade debatem sobre desenvolvimento, território, cultura e políticas públicas na RMB
Início do conteúdo da página

Representantes de diferentes setores da sociedade debatem sobre desenvolvimento, território, cultura e políticas públicas na RMB

  • Publicado: Quarta, 17 de Maio de 2023, 17h46

Coloquio RMB

Na próxima semana, de 22 a 24 de maio, a Universidade Federal do Pará (UFPA)  vai reunir as organizações estatais/governamentais, a sociedade civil e os movimentos sindicais em um grande debate durante o IX Colóquio Mesorregional de Governança e Desenvolvimento na UFPA e o III Colóquio Mesorregional de Governança da Região Metropolitana de Belém, Pará. Os eventos buscam a articulação de diferentes estratégias e soluções que possam subsidiar gestores públicos e atores sociais no enfrentamento de problemas comuns à Região Metropolitana de Belém (RMB).

Promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPA), por meio da Diretoria de Relações Interinstitucionais e Sociais (DRIS), os colóquios foram pensados para promover e fortalecer o diálogo entre a UFPA e os diferentes setores da sociedade, de forma que os diferentes saberes pudessem estar reunidos em um mesmo espaço em prol da governança, do desenvolvimento, do território, da cultura e da articulação de políticas públicas importantes para as diferentes mesorregiões do Pará.

“Definimos temáticas que são, certamente, prementes e urgentes para que possamos tratar, em conjunto com setores governamentais e setores importantes da sociedade civil e dos movimentos sociais, acerca do que pode ser melhor analisado, elaborado e proposto para subsidiar, mais e melhor, as políticas públicas existentes e, no limite, para também auxiliar na constituição e composição de novas políticas públicas. Então, o colóquio é um evento muito importante em um movimento em que a Universidade busca protagonizar ações em prol do desenvolvimento territorial, inclusivo, sustentável e mais igualitário possível para a nossa região”, comenta o pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson Souza Junior.

Com edições realizadas anteriormente nas regiões do Marajó, Tocantins e nordeste paraense, os colóquios mesorregionais têm se mostrado efetivos na promoção de ações que proporcionam a visibilidade de comunidades que, até então, não haviam tido a oportunidade de expor suas demandas, o que, por sua vez, já resultou no desenvolvimento de novos programas, dentro da Universidade, como o Proexia (Marajó e Baixo Tocantins), que busca financiar projetos de extensão que atuem em eixos temáticos pautados durante os colóquios. Também como resultado dos debates realizados, está prevista, ainda, a criação das Redes de Sustentabilidade e de Governança nas mesorregionais do Tocantins e do nordeste paraense, que se caracterizam como um fórum permanente que terá a finalidade de acompanhar e monitorar as demandas das respectivas regiões.

Geralmente, a UFPA estabelece suas relações com a sociedade por meio dos resultados dos processos formativos, de suas pesquisas, do ensino, da inovação e dos projetos estratégicos institucionais e da extensão, principalmente com a assistência técnica e a prestação de serviços, consultorias e um conjunto de ações que beneficiam a sociedade em seus diversos espaços sociais. Contudo era preciso criar um espaço de contato direto com a sociedade, com a intencionalidade de debater e propor soluções para os problemas vivenciados pelas comunidades nas mesorregiões. Portanto os colóquios se somam aos mecanismos de consulta e de escuta, visando melhorar, propor e avaliar as políticas públicas regionais e locais”, explica Durbens Nascimento, diretor de Relações Interinstitucionais e Sociais da Proex/UFPA.

Colóquio da Região Metropolitana de Belém -  Com início no dia 22 de maio, segunda-feira, a edição que será realizada em Belém contará com um painel sobre “Gestão democrática compartilhada frente aos eventos extremos na Região Metropolitana de Belém”, mediado pelo pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson Souza Junior, que terá as presenças dos prefeitos de Belém, Edmilson Rodrigues; Ananindeua, Daniel Barbosa Santos; e Castanhal, Paulo Titan, além de nove mesas-redondas, que vão abordar os seguintes temas: transporte urbano e sustentabilidade; política e educação ambiental; tecnologias para o desenvolvimento sustentável da RMB; políticas de defesa dos direitos humanos; promoção da saúde mental e coletiva; políticas de desenvolvimento e promoção ao emprego, à renda e à proteção ao trabalho; políticas para a promoção da cultura e os desafios da comunicação; equidade de acesso para atender às diversidades de gênero, raça, etnias e nacionalidades; e desenvolvimento sustentável e redes de agroecologia na garantia da segurança alimentar. Os debates serão fortalecidos pelas presenças de representantes da universidade, de órgãos dos governos municipais e estadual, de movimentos sindicais e da sociedade civil.

Este colóquio, que começa nesta segunda, apresenta uma singularidade, pois reúne Belém e cidades em seu entorno, as quais possuem uma configuração socioambiental e espacial, apesar das diferenças sociais e geográficas claras, com similaridades na comunicação, na circulação de pessoas e na mobilidade urbana. Essas questões e outras mais específicas, pelas suas definições, serão objeto de debate entre nós, com as organizações sociais, sindicatos, governos e a comunidade acadêmica”, aponta Durbens Nascimento.

O evento será realizado no auditório do Instituto de Ciências Biológicas, localizado no Campus Básico da UFPA, bairro Guamá. Para confirmar a presença, é necessário realizar inscrição via formulário virtual.

Serviço:

IX Colóquio Mesorregional de Governança e Desenvolvimento na UFPA

III Colóquio Mesorregional de Governança da Região Metropolitana de Belém, Pará

Data: de 22 a 24 de maio de 2023.

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Local: Auditório do Instituto de Ciências Biológicas - Campus Básico

Inscrições via formulário virtual.

Programação completa aqui.

Mais informações no site da Proex/UFPA.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação Proex/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página