Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA apresenta oportunidades de Mestrado e Doutorado com inscrições no mês de maio

• Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2023, 16h18

PÓS GRADUAÇÃO MAIO

A Universidade Federal do Pará apresenta uma série de oportunidades para aqueles que desejam se inscrever em programas de pós-graduação com ofertas de cursos de Mestrado e Doutorado. Atualmente, estão abertas as inscrições para cursos nas áreas de Saúde, Meio Ambiente e Ecologia, e Ciências Humanas.

Com o prazo de inscrições sendo encerrado já no dia 22 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA) dispõe de oito vagas para o Curso de Mestrado nas linhas de pesquisa sobre “Desenvolvimento de Políticas Públicas” e “Regulação e negócios públicos-privados na Amazônia”.

No dia 24 de maio, outros dois PPGs que encerram o período de inscrição são: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), com 22 vagas de entrada regular e uma vaga de reingresso para o curso de Mestrado, e 14 vagas para o Doutorado; e o Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, com oito vagas para o curso de Doutorado, sendo duas para candidatos estrangeiros e outras duas vagas para candidatos negros, de cor preta ou parda, indígenas e PcD. As inscrições devem ser realizadas na Plataforma SIGAA.

Ainda no mês de maio, o Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas, que dispõe de 12 vagas para o Mestrado nas linhas de pesquisa sobre “Desenvolvimento, Validação e Inovação de Produtos sobre Agentes Infecciosos, Parasitários e Ameaças Biológicas”, “Tecnologias Aplicadas à Bioquímica, Biologia Molecular e Hematologia” e “Tecnologias Aplicadas à Patologia Animal e Zoonoses”, recebe inscrições somente até o dia 26, via SIGAA.

Por sua vez, o Programa de Pós-Graduação em Química Medicinal e Modelagem Molecular está com inscrições abertas, até o dia 29 de junho, para o preenchimento de 20 vagas no curso de Mestrado. As inscrições devem ser realizadas na Plataforma SIGAA, mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$150, por meio de boleto gerado na página da Fadesp.

Oportunidades Multicampi - O Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia, do Campus Castanhal, oferta quatro vagas, por meio de edital complementar, para o curso de Doutorado nas áreas de “Zoonose e Saúde Pública”, “Sanidade Animal” e “Parasitologia”. As inscrições devem ser realizadas pela página do PPGSAAM e seguem abertas até o dia 19 de maio de 2023.

Já o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) prorrogou o prazo de inscrições para as vagas dos cursos de Mestrado e de Doutorado até às 17h do dia 25 de maio. As vagas são direcionadas a estudantes do nordeste paraense e as aulas serão realizadas no Campus de Bragança, a partir do segundo semestre deste ano.

Fluxo Contínuo - Seis Programas de Pós-Graduação da UFPA seguem com inscrições abertas ao longo do ano para cursos de Doutorado. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia dispõe de cinco vagas e inscreve até o dia 31 de agosto, mediante o pagamento de taxa de inscrição no valor de R$100. O boleto deve ser gerado na página da Fadesp. Outro que encerra no mesmo dia é o Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais, com 26 vagas nas linhas de pesquisa sobre “Clínica das Doenças Tropicais” e “Patologia das Doenças Tropicais”. Os interessados devem se inscrever via SIGAA, mediante pagamento da taxa de inscrição no valor de R$200, gerada na página da Fadesp.

Há, ainda, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca, que disponibiliza dez vagas, com inscrições até o dia 1° de novembro de 2023; o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, com 15 vagas e inscrições até o dia 2 de dezembro de 2023; e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com 21 vagas, sendo duas vagas reservadas às ações afirmativas, voltadas às PcD, pessoas pretas e pardas, ribeirinhos, extrativistas, pessoas trans, indígenas e quilombolas. Todas as inscrições devem ser realizadas por meio da Plataforma SIGAA.

Para finalizar, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia disponibiliza oito vagas de Doutorado, com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro de 2024. Os interessados em se inscrever devem fazê-lo pelo SIGAA, mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$100. Boleto gerado na página da Fadesp.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom/UFPA